Glomerulonefrite

Saúde & Qualidade de Vida - Patologia & Nutrição

A Nefrite comumente inicia-se duas semanas após infecção por Streptococcus beta-hemolítico do grupo A, ou outro agente infeccioso ou alguma droga.

Em casos graves o paciente apresenta cefaléia, febre, dor lombar e oligúria. A urina torna-se avermelhada pela presença de hemácias, diminui a filtração glomerular e aumenta a reabsorção tubular, provocando edema (inchaço) inicialmente em região periorbital ( área dos olhos ), extremidades ( mãos e pés), pleura e retroperitônio.

A retenção do líquido provoca aumento do débito cardíaco e conseqüente hipertensão arterial. O aumento da congestão vascular pulmonar pode provocar dispnéia e até edema agudo de pulmão.

O tratamento é dirigido para a correção do catabolismo protéico, retenção de sódio e hipertensão arterial e suas conseqüências.

A quantidade de sal da dieta deverá ser diminuída em função do peso. A dieta com baixa concentração de sódio é adquirida retirando o sal usado na preparação dos alimentos.

São alimentos permitidos:

* Leite e derivados sem sal
* Carnes magras
* Peixes
* Ovos
* Farinhas e preparações à base de farinhas
* Frutas frescas, geléias e compotas de frutas
* Mel e açúcares
* Óleos e manteiga sem sal


Não são permitidos:

* Enlatados
* Conservas
* Defumados
* Queijos (exceto sem sal)
* Crustáceos
* Embutidos e outras preparações comerciais como massas e sopas prontas.

Para o equilíbrio de água corporal, preconiza-se uma quantidade de 400-500ml de água por dia nas 24 horas para não aumentar o edema.

Recomenda-se o uso de suco de frutas, que tem melhor palatabilidade ( ocorre anorexia) e boa fonte de carboidratos, e pouca fonte de proteínas (aproximadamente 0,5 - 0,8 gramas por Kg de peso ).

A alimentação deve ser preparada usando temperos variados como vinagre, limão, ervas, noz-moscada, páprica, alho, mostarda sem sal, cravo, canela e outros.

RGNutri
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.