O Que é Crudivorismo?

O crudivorismo é um tipo de dieta vegetariana composta somente de alimentos crus, preferencialmente alimentos frescos, brotos, germinados, frutas, hortaliças e oleaginosas. Os adeptos a esta dieta, comem apenas vegetais não cozidos, evitam carne de qualquer espécie, alimentos processados e refinados, laticínios, grãos de cereais, sal e açúcar1.

Os alimentos crus mantêm os nutrientes que são normalmente destruídos ou modificados durante o processo de cozimento. As vitaminas, proteínas e gorduras, em especial, são sensíveis ao calor por serem destruídas ou inativadas, sofrerem desnaturação e oxidação durante o aquecimento. As enzimas presentes nos alimentos são termolábeis, sendo desativadas pela ação do calor acima de 47º C. Alimentos ricos em enzimas incluem: leite cru, carne pouco cozidas, nozes, sementes, azeite de oliva extravirgem, mel, frutas tropicais e produtos fermentados como iogurte, picles e shoyu2.

Segundo Howell, os alimentos ricos em enzimas alimentares estimulam o processo digestivo e minimizam a produção das enzimas digestivas no organismo, reduzindo o trabalho pancreático e o gasto energético da digestão2.

Há um século, o fisiologista Virchow descobriu um processo conhecido como leucocitose digestiva no qual ocorre um aumento de leucócitos no sangue após uma refeição, este processo pode ser diminuído com a ingestão de alimentos crus ou pouco cozidos. Portanto, a dieta crua, sob esse ponto de vista, auxilia na preservação do sistema imunológico1.
Além disso, os vegetais crus, principalmente as hortaliças, têm influência no equilíbrio ácido-básico da dieta, por sua grande concentração de minerais. Com isso, mantém o equilíbrio dos sistemas-tampão do organismo (manutenção do pH ideal sanguíneo) 3.

Um outro fator a ser considerado é o efeito do cozimento potencializando os agrotóxicos. Com o cozimento, os agrotóxicos se desintegram, formando compostos cancerígenos4.
Contudo, é improvável que os adeptos de uma dieta crudista recebam a quantidade ideal de proteína, já que evitam todos os alimentos de origem animal e também os cereais e leguminosas, fonte de proteína da maioria dos vegetarianos1.

Embora a dieta crua possa ser usada com sucesso em dietas de desintoxicação, por um determinado período e com acompanhamento, é fundamental que haja um equilíbrio entre a ingestão de alimentos crus e cozidos, adequando as porções de cada um na alimentação1.

Referências Bibliográficas:

1. SILVA, S.M.C.S.; MURA, J.D.P. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia.
2. HOWELL, M.N. Enzyme Nutrition. Wayne: Averey, 1985.
3. BIRCHER, R. Eating your way to health. London: Faber, 1961.
4. COUSENS, G. A dieta do arco-íris: alimentação ideal para a harmonização corpo/espírito. RJ: Record, 1995.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.