"Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" 5º Fórum Nacional de Nutrição 03 e 04 de abril de 2009

Programação Científica - Total de 18hs de cursos e palestras

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2009 (sexta-feira)

Curso I – 9h – 12h - Nutrição Esportiva: Alimentação e Suplementação para Hipertrofia Muscular de Atletas e Praticantes

Dra. Michele Caroline da Costa Trindade - Nutricionista, Especialista em Treinamento Desportivo pela UEL com Mestrado e Doutorado pela FCF/USP, Membro da American Society for Nutrition (ASN), Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE).

Curso II – 13h- 16h – Obesidade, Uma Inflamação Crônica de Baixa Intensidade: Papel da intervenção Nutricional

Prof. Dra Josefina Bressan - Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha) com Pós-doutorado em Obesidade e Metabolismo (LSU, EUA) e Inflamação e Obesidade (UNAV, Espanha). Professora visitante na Universidade de Navarra (Espanha) e Professora associada no Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, Coordenadora do Laboratório de Metabolismo Energético e Composição Corporal (LAMECC), Coordenadora de Convênios Internacionais Brasil-Espanha e Brasil-Estados Unidos, Pesquisadora do CNPq.


Curso III –16h30 – 19h30 - Gastronomia nas Restrições Alimentares

Prof Dra. Raquel Braz Assunção Botelho - Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Mestre em Ciências de Alimentos pela Unicamp. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo - UnB.

Palestras do Fórum de Nutrição (sábado)

8h – 8h45 - Conferência de Abertura Ministério da Saúde

Nutrição Clínica/Hospitalar

8h45 – 9h30 - Alimentos Funcionais e Controle do Peso e da Ingestão Alimentar
Prof. Dra Josefina Bressan
- Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha) com Pós-doutorado em Obesidade e Metabolismo (LSU, EUA) e Inflamação e Obesidade (UNAV, Espanha). Professora visitante na Universidade de Navarra (Espanha) e Professora associada no Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, Coordenadora do Laboratório de Metabolismo Energético e Composição Corporal (LAMECC), Coordenadora de Convênios Internacionais Brasil-Espanha e Brasil-Estados Unidos, Pesquisadora do CNPq.

9h30 – 10h – Coffee Break

10h – 10h45 - Avanços da Nutrogenômica

Prof. Dra Adaliene Versiani Matos Ferreira - Nutricionista pela UFOP , Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela UFMG. Professora adjunta da Escola de Nutrição da UFMG. Tem experiência em Nutrição e Metabolismo, atuando principalmente em: metabolismo intermediário, adiposidade, resistência à insulina e inflamação.

10h45 – 11h30 – Nutrição e Câncer

Dra Gicele Mendes Chagas – Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica, Responsável pela Unidade de Transplantes e pelo Ambulatório de Oncologia/Hematologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Nutricionista da Equipe de Terapia Nutricional da Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes (Nova Lima).

11h30 – 12h15 -Sistema Imune e Nutricao
Prof. Dra Ana Maria Caetano de Faria - Professora Associada do Depto. Bioquimica e Imunologia da UFMG, Médica pela UFMG com Mestrado em Microbiologia pela UFMG, Doutorado em Imunologia pela USP e Pós-doutorado pela Harvard University, Boston, EUA. Areas de atuacao: Imunologia de mucosas, Imunobiologia da nutricao, Imunobiologia do Envelhecimento e Tolerancia oral.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia

12h15 - 13h - Gastronomia Regional Saudável
Prof Dra. Raquel Braz Assunção Botelho - Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Mestre em Ciências de Alimentos pela Unicamp. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo - UnB).

Nutrição Esportiva

14h15 - 15h - Atualizações sobre o Regulamento Técnico de Alimentos para Atletas

Dra. Michele Caroline da Costa Trindade - Nutricionista, Especialista em Treinamento Desportivo pela UEL com Mestrado e Doutorado pela FCF/USP, Membro da American Society for Nutrition (ASN), Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE).

15h – 15h45 O Uso de Suplementos Nutricionais por Esportistas/Atletas e sua Aplicação na Vida Profissional.

Prof. Dra Janaina Lavalli Goston - Nutricionista , Especialista em Fisiologia do Exercício (UVA/RJ) e Mestre em Ciência de Alimentos (UFMG). Professora do Curso de Nutrição da Faculdade Pitágoras e Coordenadora do projeto de extensão em Nutrição Esportiva orientando a equipe de Corredores de Rua do Minas Tênis Clube. Membro do grupo de pesquisadores em Epidemiologia/Observatório de Saúde Urbana do departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG.

15h45 – 16h15 – coffee-break

Nutrição e Saúde Pública

16h15 – 17h – Obesidade e Massa Óssea - Fator de Risco ou Proteção?

Prof. Dra Luana Carolina dos Santos - Nutricionista pela UFOP, Especialista em Adolescência pela UNIFESP, Doutora em Saúde Pública pela USP. Professora da UFMG

17h – 17h45 – Inserção da Equipe de Nutrição na Atenção Básica À Saúde de Belo Horizonte

Prof. Dra Aline Dayrell Ferreira – Nutricionista, Mestre e Doutoranda em Saúde Pública/Epidemiologia (UFMG). Professora do curso de Nutrição da UFMG 2006-2008. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Observatório de Saúde Urbana de BH da UFMG.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)

Pôsteres

Os trabalhos científicos estarão sendo recebidos para avaliação até 30 dias antes do início do Fórum correspondente, nas seguintes áreas: Nutrição Clínica/Hospitalar; Nutrição e Saúde Pública; Nutrição Esportiva; Food Service e Gastronomia.

Todos os trabalhos aprovados terão os seus resumos publicados nos anais dos Fóruns que serão distribuída aos congressistas em CD e também no site www.nutricaoempauta.com.br.

Clique aqui para ler o Regulamento para Apresentação de Trabalhos Científicos

Local:

Centro de Convenções do Hospital Madre Teresa
Av. Raja Gabaglia, 1002 - Gutierrez - Belo Horizonte - MG

Participantes
Professores Universitários l Estudantes l Profissionais do Setor

Material dos Participantes: Pasta, CD com todas as palestras na integra, caneta, crachá e certificado

Coffee-Breaks : inclusos

Agência Oficial de Turismo:

Dream Tours Brazil – Tel 11 5543-1642

email info@dreamtoursbrazil.com.br

Informações:

Núcleo/Nutrição em Pauta
Tel 11 5041-9321 – Fax 11 5041-9097
email eventos@nutricaoempauta.com.br

Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.