Anvisa estende monitoramento a todos os pacientes que usam Tamiflu

 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu estender o monitoramento dos que usam o fosfato de oseltamivir (conhecido como Tamiflu) a todos os pacientes quanto a possíveis reações adversas. A medida foi publicada nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial da União.

No dia 12 de agosto, o órgão havia pedido que grávidas e crianças tivessem acompanhamento especial. De acordo com a resolução da Anvisa, que determinou a medida como de interesse sanitário, o monitoramento e a notificação de qualquer evento adverso será “compulsório.” O acompanhamento será feito pelo médico e/ou pelo serviço de saúde.

“A Anvisa faz isso para todo medicamento. Nós temos que fazer isso pelo fato de ser uma doença nova, temos que fazer estudos. O medicamento que era usado para outra doença está sendo usado para essa”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, após o lançamento do plano nacional de saúde do homem, em Brasília.

Grávidas e crianças

 Para as crianças menores de um ano, a Anvisa já havia recomendado uma avaliação nas primeiras 48 horas e 30 dias após a primeira dose do remédio. Quanto as grávidas, a agência havia pedido que elas fossem monitoradas no mesmo intervalo determinado para as crianças e até 30 dias após o parto. Outras avaliações, diz o órgão, devem ficar ao critério do médico responsável.

Fonte: Globo.com
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.