Nutricionista indica o que comer antes e depois de fazer exercícios

Maria Fernanda Pio responde perguntas de internautas e dá dicas para uma alimentação mais saudável.

Para perder peso e ter uma vida saudável, é preciso aliar exercícios físicos a uma boa alimentação. E ter força de vontade, como mostra o jornalista Mário Guilherme, cujo desafio de perder 30 quilos até dezembro você acompanha no Bom Dia Brasil.

Muitos querem dar adeus ao sedentarismo e têm dúvidas. O internauta Tunai Tupinambás Faria escreveu para o Bom Dia Brasil perguntando como deve se alimentar antes e depois da corrida matinal. A nutricionista Maria Fernanda Pio alerta que não se deve iniciar uma atividade física em jejum: “O ideal é dar um intervalo de 1 hora a 30 minutos antes do início do treino, para que se tenha um esvaziamento gástrico adequado e para evitar desconforto durante o treinamento”.

Após o exercício físico, a alimentação deve ser feita imediatamente. “Se isso não for possível, não passe de 1 hora sem comer”, aconselha a nutricionista.

No caso de Tunai Tupinambás Faria, Maria Fernanda sugere: “Sua alimentação pré-corrida deve ser composta principalmente de boas fontes de carboidrato (como pão integral, cereal matinal, fruta, aveia). Após a corrida, o organismo também necessita de alguma fonte de proteína. Nunca use apenas suplementos protéicos, pois nesse momento também temos a necessidade de repor nosso estoque de carboidrato e a proteína não é a melhor opção para isso”.

Quer saber mais sobre alimentação saudável? A nutricionista Maria Fernanda Pio responde outras dúvidas de internautas. Veja a seguir.

Tenho 26 anos, 1m53 de altura, 42 quilos e nunca pratiquei exercícios. Comecei a fazer musculação há menos de dois meses com objetivo de ganhar peso, pois sempre fui muito magrinha. Os resultados já estão aparecendo. Gostaria de saber o que devo comer para ajudar mais no meu objetivo? Vanessa Alves - Aracaju (SE)

Maria Fernanda Pio
- Minha orientação é comer de três em três horas; nunca iniciar uma atividade em jejum; evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados; sempre adicionar verduras em suas refeições; evitar o excesso de líquidos com as refeições e evitar frituras e gordura em excesso. Essas orientações parecem batidas. Mas para um planejamento nutricional específico é necessário fazer uma avaliação prévia e uma consulta nutricional. Procure um profissional de sua região para que ele possa ajudar assim otimizar seus resultados.

Sou muito ansiosa. Quando falo que vou começar a fazer regime, aí é que eu como muito. O que fazer para não comer bobagens? Rosemeiry Nunes de Oliveira Duraes

Se o problema é o fato de fazer dieta, sempre pense como forma de reeducação alimentar. Classificar uma boa alimentação como “regime” está fora de moda. Uma forma de se começar uma reeducação é: diminuir as porções que geralmente você consome nas refeições; começar a selecionar melhor seus alimentos. Por exemplo: troque o frango frito por um grelhado, prefira batata assada no forno a batata frita e assim por diante. O ponto principal é associar atividade física à alimentação, com a ajuda de bons profissionais.

Qual a melhor dieta para quem tem problema de gordura no fígado? Que cuidados devo ter com alimentação? Carla Cristina – Niterói (RJ)

Gordura no fígado é chamado de “esteatose hepática”. Diminua a quantidade de gordura ingerida em seu cardápio e procure uma ajuda médica e nutricional para que em conjunto esses profissionais possam traçar uma conduta adequada e individualizada para seu caso. Não posso passar um planejamento, muito menos um suplemento para colaborar no seu caso sem lhe avaliar antes.

Descobri que tenho o colesterol alto. Como devo mudar minha alimentação? Eliz - Castanhal (PA).

Geralmente o colesterol alto pode ser de fundo alimentar, mas pode ser também hereditário. O ideal é você procurar uma nutricionista de sua região para que ela possa traçar uma conduta para seu caso. O que posso adiantar é que uma alimentação saudável e rica em ômega 3 (como peixe e linhaça) pode reverter esse quadro. É fundamental um acompanhamento nutricional no seu caso.

Sou vegetariano há 25 anos. Recentemente comecei um programa de treinamento físico e tonificação muscular. Qual é a dieta mais indicada no meu caso? Quais são as melhores fontes de proteínas para vegetariano? Quantas vezes por dia devo comer minhas proteínas e carboidratos? E em que ordem? Marco Pólo - São Paulo (SP)

A melhor forma de resolver é melhorar seus objetivos com uma alimentação vegetariana e procurando uma ajuda com um bom profissional. E impossível fazer um planejamento à distância. Recomendo o consumo de fontes de proteína vegetal, como soja texturizada, soja em grão; tofu, leite de soja, quinoa em flocos ou em grão. Não esqueça que você pode adicionar suplementos protêicos ao seu planejamento nutricional, mas isso será determinado pelo profissional que estiver te acompanhando.

Fonte: G1
http://g1.globo.com/bomdiabrasil/
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.