Vamos fazer uma detoxificação?

Detoxificar significa retirar as substâncias potencialmente tóxicas de dentro do organismo. Essas substâncias, chamadas de xenobióticos, podem ser geradas pelo próprio corpo, como resultado das reações de metabolismo, ou ainda provenientes de agentes externos, como agrotóxicos e aditivos químicos.

O acúmulo de xenobióticos no organismo pode levar a danos importantes em nível celular devido ao aumento na produção de radicais livres e substâncias carcinogênicas, comprometendo a saúde e a qualidade de vida.
O processo de detoxificação ou destoxificação ocorre em órgãos como o fígado e intestino, através da ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais. Na ausência destes nutrientes, a detoxificação fica comprometida, e substâncias tóxicas ficarão acumuladas no organismo, inclusive no tecido adiposo (onde há armazenamento de gordura).

A nutrição é fundamental neste processo. Em dietas desequilibradas, pobres em alimentos naturais e ricas em alimentos industrializados, agrotóxicos e aditivos alimentares tendem a reduzir a capacidade detoxificante do organismo. Como medida de prevenção das conseqüências do acúmulo de xenobióticos, é fundamental que seja feita uma dieta de detoxificação periodicamente, além da inclusão de alimentos detoxificantes na alimentação diária.

Os alimentos que possuem maior potencial de detoxificação são aqueles ricos em vitaminas, minerais e fibras, preferencialmente orgânicos, ou seja, aqueles sem aditivos químicos e agrotóxicos. Frutas, verduras, ervas aromáticas e água são os alimentos com maior potencial de detoxificação, e tem sua ação potencializada quando orgânicos.  Ainda podemos incluir no grupo dos alimentos com capacidade de detoxificação o azeite extra virgem, raízes (inhame, cará, mandioca), arroz integral, castanhas (ex: castanha do pará e nozes) e leguminosas (feijão, fava, grão de bico, soja).

Em alguns casos, para que a dieta de detoxificação obtenha os efeitos desejados, suplementos de vitaminas e minerais, ou o uso de produtos como algas e extratos de plantas naturais (ex: aloe vera) podem ser necessários, mas sempre sob recomendação de um profissional qualificado.

Autora: Nutricionista Vivian Zoller




Leia também: 



Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.