Agrotóxico nos Alimentos

Agrotóxicos são agentes constituídos por uma grande variedade de compostos químicos (principalmente) ou biológicos, desenvolvidos para matar, exterminar, combater, repelir a vida (além de controlarem processos específicos, como os reguladores do crescimento). Em geral, apresentam uma ação sobre a saúde do ser humano, além de se apresentarem como importantes contaminantes ambientais e das populações de animais a estes ambientes relacionadas (Anvisa, 2002).

Existem dois tipos de agrotóxico sistêmico e de contato; o primeiro, penetra na seiva da planta percorrendo todos os tecidos do vegetal, já o segundo atua somente na superfície do alimento; parte de todo este agrotóxico é degradado pelo próprio organismo do vegetal. O de contato pode ser retirado em parte quando o alimento é lavado em água corrente, sendo recomendado a ação mecânica, principalmente para as folhas, ou seja friccionar o alimento em baixo da água. Mas vale lembrar que todo o agrotóxico sistêmico residual permanecerá no vegetal.

Algumas pesquisas apontam que submergir o alimento em solução de água com bicarbonado de sódio por 20 a 30 minutos reduz a quantidade de agrotóxico presente no alimento, porém ainda não existem estudos suficientes para comprovar está informação e torná-la uma recomendação.

Quando o agrotóxico é ministrado dentro das quantidades adequadas não oferece risco à saúde, entretanto se essa quantidade for ultrapassada poderá causar alguns sintomas, como dores de cabeça, alergias e até orticária.(ANVISA) No caso de exposição diretas poderá causar intoxicação provocando algumas comorbidades como: câncer, doenças mentais, má formações e alteração na reprodução humana. (Siqueira & Kruse, 2008) As manifestações clínicas poderão variar de acordo com o agrotóxico ingerido, idade, peso corporal, condição geral de saúde.

A agência de vigilância Sanitária (ANVISA) criou um Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), com objetivo de garantir que a quantidade utilizada de agrotóxico nos alimentos está de acordo com o Limite Máximo de Resídua (LMR), valor de referência calculado para cada alimento de acordo com o peso corporal e a substância utilizada.

Uma alternativa para garantir a diminuição da ingestão de agrotóxico é preferir alimentos orgânicos, além de comprar alimentos de origem conhecida e confiável. Vale lembrar que todos os alimentos deverão ser higienizados adequadamente antes de serem consumidos para garantir a segurança alimentos do ponto de vista microbiológico.


Referência bibliográficas

ANVISA – Agência de Vigilância Sanitária. Nova técnica de Esclarecimento sobre o Risco de Consumo de Frutas e Hortaliças Cultivadas com Agrotóxicos, 2008 Disponível em http://www.anvisa.gov.br/toxicologia/residuos/not_tecnica_fruta_horti_agro.pdf Acesso em 05 mar. 2010.

RIBEIRO, R. L. D. Resíduos de agrotóxicos e piretróides nos alimentos e sua relação com doenças no homem. Problema dos resíduos de agrotóxicono alimentos: enfoque agronômico, político e estratégico. Rio de Janeiro, UFRJ, 2001.

SIQUEIRA, S.L.; KRAUSE, M.H.L. Agrotóxicos e saúde humana: contribuição dos profissionais do campo da saúde. Rev. Esc Farm Usp, vol. 43 n. 3, p. 584-590, 2008.

Fonte da matéria: RGNUTRI
www.rgnutri.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.