Nutricionista esclarece mitos e verdades sobre o consumo do leite


Talvez você já saiba que leite com manga não faz mal, que é ótimo para combater a osteoporose e que ele é uma bebida hidratante por isso recomendada para os fãs da malhação. Mas você sabe dizer se ele engorda mesmo ou não, ou se além de prevenir a anemia ele também diminui o risco de desenvolver câncer? Para solucionar essas questões confira a entrevista com a nutricionista Licínia de Campos, da Láctea Brasil.


O leite ajuda a prevenir a diabetes?
Verdade. Segundo os cientistas, a ingestão de produtos lácteos reduz o risco de síndrome metabólica – uma série de sintomas que aumentam a probabilidade de doenças cardíacas e diabetes. Eles constituem parte importante de uma dieta saudável, balanceada, e a recomendação é de consumir duas a três porções de produtos lácteos magros por dia.


É verdade que grávidas não podem tomar leite durante a gestação?
Mito. A falta de consumo do leite e derivados durante a gestação coloca em risco o feto devido a uma série de deficiências nutricionais que pode causar. Quem deve evitar são as gestantes com intolerância à lactose ou alergia ao leite, ou outros problemas decorrentes desta ingestão, casos raros na vida prática.


Leite ajuda na prevenção do câncer?
Verdade. Em termos de risco de câncer, laticínios e cálcio demonstraram tanto efeitos protetores quanto danosos. Mas os benefícios totais na saúde comprovados superam os danos não comprovados. As evidências sugerem que laticínios e cálcio têm papel protetor na prevenção do câncer colorretal.


É verdade que crianças com menos de um ano devem evitar tomar leite de vaca?
Verdade. O leite de vaca não é recomendado para crianças com menos de u ano. Os bebês alimentados com leite integral de vaca não obtêm vitamina E suficiente, ferro e ácidos graxos essenciais. Por outro lado, há a obtenção de muita proteína, sódio e potássio. Estes níveis podem ser muito altos para o sistema da criança suportar.


O café tira as proteínas do leite?
Verdade. O café interfere na absorção do cálcio contido no leite, o que torna a mistura café com leite um alimento pouco eficaz. Vários fatores podem influenciar a biodisponibilidade de um nutriente. O café possui substâncias bioativas e que podem contribuir para as atividades antioxidantes.


Leite engorda?
Mito. Um relatório recente do National Dairy Council demonstrou que a ingestão adequada de alimentos ricos em cálcio tais como leite, queijos ou iogurte têm importante consideração para a promoção da saúde, ou, em outras palavras, na redução do risco de várias desordens médicas. Um experimento clínico controlado em adultos obesos demonstrou que o consumo de produtos lácteos, em particular o cálcio e vitamina D do leite, acelera significativamente a perda de gordura e perda de peso corporal.

(Por Monique dos Anjos)
Fonte: http://www.abril.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.