Você não sabe o quanto ela é uma importante aliada à sua saúde! Romã!

A fruta que alimenta simpatias populares e decora mesas em diversas celebrações, ainda mais nesta época do ano, agora é festejada até em laboratórios, graças à sua incrível capacidade de afastar doenças cardiovasculares e tumores.

A romãzeira adapta-se melhor ao clima seco e frio, mas sua rusticidade garante bom desenvolvimento mesmo em solos úmidos, podendo chegar a 5 metros, durante os 20 anos de vida útil. O fruto, que, as vezes, cresce até o tamanho de uma laranja, tem produtividade média de 1,3 t/ha. Ano passado, a Ceasa comercializou 61,81% da produção estadual da fruta. Há décadas, a casca da romã vem sendo usada no tratamento de problemas intestinais, pois é rica em tanino, uma substância que contém sais minerais.

A cor avermelhada é conseqüência do licopeno, pigmento com ação semelhante ao betacaroteno. Normalmente aparece associado à vitamina C, formando uma dupla, com efeito, antioxidante que, entre outros benefícios, colabora na prevenção do câncer e do stress.

Aprenda como fazer um delicioso suco de Romã!

Ingredientes
- 2 litros de água
- ½ xícara de mel
- 2 pedaços de canela em pau
- 3 cravos-da-índia
- 20 romãs maduras

Modo de preparo: Faça um chá com a água, o mel, a canela e o cravo. Coloque tudo junto em uma panela, ferva por uns 2 minutinhos e, depois de esfriar, leve à geladeira.

Lave as romãs e role-as sobre uma superfície com um pouco de força como se faz com o limão, para quebrar suas fibras e soltar mais suco. Abra a romã e bata em seu fundo com uma colher de pau para que saiam os carocinhos. Descarte a parte branca (ela é amarga).

Coloque essas sementes em um pano de prato limpo e pressione-as para tirar o máximo de suco possível. Junte o líquido ao chá gelado, misture e sirva com gelo picado.

Texto: Vinícius Graton - nutricionista.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.