Bananas, por que devo come-las diariamente?

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Maravilhosamente doces com polpa firme e cremosa, a banana já vem pré-embalada em seus próprios coletes amarelos e ainda estão disponíveis para a colheita durante todo o ano! Cremosa, rica e doce, a banana é um alimento extraordinariamente interessante para todos! Adeptos de modalidades esportivas apreciam este fruta devido ao seu alto valor nutricional e principalmente pela alta concentração de energia que esta é capaz de oferecer.

Controle da Pressão Arterial
Bananas são excelentes fontes de potássio, um mineral essencial para a manutenção da pressão arterial e para as funções vitais do coração. Uma banana possui aproximadamente 467mg de potássio e apenas 1mg de sódio, uma banana por dia é capaz de ajudar na prevenção da pressão arterial e ainda capaz de nos proteger contra a aterosclerose.

Prevenção de Doenças Cardíacas e Promoção da Saúde Óssea
Estudo publicado no Archives of Internal Medicine confirma também que comer alimentos ricos em fibras, como a banana, ajuda na prevenção de doenças cardíacas. Além destes benefícios cardiovasculares, o potássio, encontrado na banana, pode ainda ajudar a promover a saúde óssea. Isso porque o potássio é capaz de neutralizar a perda de cálcio urinário causada por uma alimentação com alto teor de sódio, típico da alimentação brasileira e americana.

Proteção do Estômago
Bananas são reconhecidas também pelos seus efeitos anti-ácidas, nos protegendo contra úlceras do estômago. Em recente estudo, uma simples mistura de banana e leite suprimiu significativamente a secreção ácida. Em outro estudo com animais, pesquisadores descobriram que as bananas frescas protegiam o estômago de animais quando estes eram submetidos à lesões.

Reposição de Eletrólitos
Surtos de diarréia podem rapidamente esgotar os eletrólitos importantes do corpo humano. As bananas novamente reabastecem os estoques de potássio, um dos eletrólitos mais importantes, responsáveis em regularem a função cardíaca, bem como o balanço hídrico.

Um Potente Prebiótico
Ricas em pectina, uma fibra solúvel que pode ajudar a normalizar o funcionamento do trato digestivo e aliviar a constipação. Ricas em frutooligossacarídeos, um composto prebiótico, auxiliam na produção de vitaminas e enzimas digestivas responsáveis em melhorarem a capacidade de absorção de nutrientes, além de compostos que nos protegem contra microorganismos hostis.

Prevenção de Câncer Renal
O consumo moderado de frutas e vegetais, especialmente a banana, couve e vegetais de raiz, podem reduzir o risco de câncer de rim. Isso porque as bananas e tubérculos contêm especialmente grandes quantidades de compostos fenólicos antioxidantes. O repolho é rico em compostos de enxofre necessário para a desintoxicação e eficaz em carcinógenos. Esta mistura de fitonutrientes pode ter sido particularmente útil na proteção da função renal segundo diversos estudos publicados.

Aproveitando a matéria e um momento cômico, gostaria de deixar um vídeo um tanto cômico sobre bananas e maçãs.



Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.