Cuidados com o sal na dieta

O consumo elevado de sal pode ser fator de risco para o desenvolvimento de algumas doenças crônicas, devendo ser um ingrediente controlado no preparo e adição aos alimentos, além dos produtos indutrializados. Os cuidados podem prevenir doenças e devem ser rigorosos em pessoas que já sofrem de alguma patologia relacionada ao consumo excessivo do sal, como hipertensão ou problemas renais.

Estudo recente avaliou o consumo de sal de uma população de jovens entre 18 e 20 anos, através da análise da excreção urinária e medidade de sódio e potássio e consumo alimentar. De acordo com os resultados o consumo de sal entre os jovens era alarmante e não cumpriam as recomendações atuais para limitar o consumo de sal.

Outro estudo avaliou pacientes em estágio final da doença renal crônica, com restrição de sal, dentre outras, onde foi avaliado que os sintomas depressivos estavam associados em parte da população estudada, ao abandono da dieta.

O sal melhora o sabor dos alimentos e deste modo, o consumo alimentar. A necessidade de retirar o sal da alimentação prejudica o consumo alimentar. Deste modo, o consumo adequado de sal durante a vida pode prevenir o desenvolvimento de doenças que necessitem sua restrição. Deve haver maior rigor no teor de sal dos alimentos processados e prontos para consumo, além da orientação sobre o uso so sal no dia-a dia da população, visando a prevenção das complicações causadas por seu consumo excessivo durante a vida.

Fonte: Revista Nutrição em Pauta.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.