Gordura Saturada e Gordura Insaturada


Saiba mais sobre os diferentes tipos de gordura e obtenha mais benefícios e ainda reduza a concentração de gordura proveniente da sua alimentação.

A gordura contém uma concentração calórica mais elevada se comparada à concentração calórica dos carboidratos e proteínas. Porém isso não significa necessariamente que esta seja a grande vilã de nossa alimentação. Existem diferentes tipos de gorduras, o que precisamos é justamente identificarmos qual o perfil da gordura na qual temos consumido mais frequentemente. Necessitamos ainda da gordura em nossa alimentação para que nosso organismo possa absorver certos nutrientes e também para que o mesmo possa sintetizar alguns hormônios essenciais para o corpo humano.

A gordura saturada, encontrada em carnes gorduras, salsichas, alguns doces como tortas e bolos, manteiga, banha, queijos gordos, cremes, natas, salgados e biscoitos, é capaz de aumentar o colesterol sanguíneo ao longo do tempo, aumentando assim o risco de doenças cardíacas.

A gordura insaturada é encontrada no abacate, nozes, sementes, peixes como o atum, salmão, cavala e também em óleos e azeite. Essas gorduras pode ajudar na redução dos níveis de colesterol no sangue e nos fornecer os ácidos gordos essenciais para o corpo humano.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.