Retirada das amígdalas e o ganho de peso em crianças


Crianças que têm suas amígdalas removidas parecem ganhar peso com maior facilidade após a cirurgia de tonsilectomia, podendo tornar-se obesa em comparação a crianças que nunca passaram por tal procedimento cirúrgico, segundo novo estudo publicado na edição de fevereiro pela revista Otolaryngology Head and Neck Surgery.

Cientistas revisaram dados de nove estudos diferentes cobrindo um período de 40 anos. Eles analisaram o peso de 795 crianças na faixa etária de 0 a 18 anos de idade antes do procedimento cirúrgico e após o procedimento cirúrgico. Encontrando-se um ganho de peso maior do que o esperado em crianças após o procedimento cirúrgico.

Os cientistas questionaram se o ganho de peso pós-cirurgia teria contribuido para a epidemia da obesidade da nação. Isso porque a operação de tonsilectomia é das operações mais realizadas nos Estados Unidos em crianças menores de 15 anos de idade. Este ganho de peso excessivo já se arrasta por um longo tempo, quase quatro décadas. Agora, os pesquisadores buscam descobrir quais seriam as outras causas ligadas ao ganho de peso.

Amígdalas são pequenos aglomerados de tecido que combatem a infecção encontrada em ambos os lados da garganta. Quando inchada, podem causar constantes infecções de garganta e infecções de ouvido. Seu tamanho quando ampliado pode também bloquear as vias aéreas da criança durante a noite.

Várias teorias buscam explicar tal acontecimento. Uma destas afirma que quando as crianças estão com a amígdala, gastam mais energia (calorias) pelo ato de respirar. Uma vez removida as amígdalas, a respiração se torna mais fácil e o uso de energia (calorias) para se respirar é então reduzida. Outra teoria afirma que as amígdalas são capazes de limitar a quantidade de alimento a ser deglutida. Limitando assim a ingestão de alimentos que a criança consegue engolir. Após a cirurgia, as crianças se sentem mais dispostas e com uma possível maior facilidade em deglutir.

No mais, o que se tem orientado aos profissionais tem sido um olhar atento as crianças que são submetidas a tal procedimento cirúrgico.

Texto traduzido por Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Fonte: Head and Neck Surgery -
Otolaryngology
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.