Nutrição e Hipismo

A relação entre o homem e o cavalo teve início nos princípios da civilização quando este animal começou a ser usado por nossos antepassados como um meio de transporte.

Com o passar do tempo e conseqüentemente a modernização, esta relação transformou-se num esporte – o hipismo – que surgiu com a prática de caça à raposa, costume de nobres europeus, principalmente os ingleses, a qual exigia que os cavalos saltassem troncos, riachos, pequenos barrancos e outros obstáculos encontrados naturalmente nas florestas.

Atualmente o hipismo consiste em sete modalidades: adestramento, CCE (Concurso Completo de Equitação), enduro, especial, rédeas, salto e volteio.

A característica mais peculiar desse esporte é que homens e mulheres podem competir juntos e com as mesmas possibilidades de vitória, diferente dos demais esportes, onde o desempenho masculino é superior devido à maior força física. A competição não é dividida por gênero, mas sim por idade: mini-mirim (oito a doze anos), mirim (doze a quatorze anos), juniores (quatorze a dezoito anos) e seniores (acima de dezoito anos), além de outras subdivisões das Entidades Dirigentes.

Cavaleiros e Amazonas precisam de treinos adequados e boa recuperação muscular, além do controle de peso corporal, pois precisam de força, velocidade e potência para saltarem o que pode influenciar na resposta do cavalo à competição.

CUIDADOS NUTRICIONAIS

Com treinos longos ou longos períodos de espera para a prova de uma competição, pode ocorrer um jejum prolongado, e por isso prejudicial para o organismo, diminuindo o poder de concentração do atleta e fadiga muscular, com conseqüente perda de força.

A inadequação da dieta e falta de alimentos pode provocar a hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue), com sensação de fome aguda, dificuldade para raciocinar, sensação de fraqueza e fadiga intensa, sudorese exagerada, tremores finos ou grosseiros de extremidades, bocejamento e sonolência.

O ideal é adequar a dieta de acordo com as necessidades individuais e alguns cuidados para o treino e competições podem melhorar o rendimento:

  1. Dar preferência aos carboidratos complexos que são absorvidos de

forma lenta pelo nosso organismo, de modo que exercem pouco estímulo à liberação de insulina, mantendo a produção de energia muscular. O consumo de alimentos fontes de carboidratos, bem como preparações ricas em carboidratos, de fácil digestibilidade deve ser consumido antes dos treinos ou provas, e nos intervalos de provas, em competições prolongadas, com muito tempo de espera.

Alimentos e preparações fontes de Carboidratos Complexos:

Café da manhã

Almoço/Jantar

- Cereais

- Batata

- Pães

- Arroz

- Torradas

- Macarrão

2- O consumo adequado de proteínas é fundamental para a saúde de todo ser humano, sem exceção dos atletas, pois exercem diversas funções em nosso organismo, dentre elas estruturais, reguladoras, de defesa e de transporte nos fluidos biológicos.
A melhor recuperação pós-treino é obtida ao se combinar o consumo de carboidratos e proteínas, que são extremamente importantes para recuperação muscular.

Alimentos fonte de proteínas:

- Carnes, frangos e peixes

- Leites, queijos e iogurtes

- Ovos

- Leguminosas (feijão, grão-de-bico, soja e lentilha)

3- Os lipídios ou gorduras também fornecem energia ao nosso organismo e possuem funções específicas como: componentes de membrana celular, absorção de vitaminas lipossolúveis, componente de hormônios e enzimas, dentre outras funções; por isso, a ingestão deste macronutriente deve ser adequada às necessidades individuais e deve se evitar alimentos com grandes concentrações de gordura nas refeições que antecedem treinos ou nos intervalos de prova. Para a adequação da dieta deve se dar preferência às gorduras poli e monoinsaturadas que mantêm a fração boa do colesterol. Os peixes são ricos em gorduras poliinsaturadas enquanto que os óleos vegetais são ricos em monoinsaturadas. Já as gorduras saturadas são aquelas que favorecem a elevação das taxas de colesterol no sangue e adere às paredes arteriais aumentando consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares... Elas estão presentes principalmente em alimentos de origem animal, e na gordura de coco.

Tipos de gorduras encontradas em nossa alimentação:

Saturada

Monoinsaturada

Poliinsaturada

- Manteiga

- Abacate

- Margarina

- Leite integral

- Azeite de oliva

- Óleo de milho

- Carnes

- Nozes

- Peixes


Recomendações:

- Consumir 500 ml de líquidos 2 horas antes do evento

- Beber de 150 a 200 ml de líquidos a cada 15 a 20 minutos

- Planejar consumir um alimento ou bebida que forneça de 30 a 60 g de carboidrato/ hora de exercício

- Repor as perdas hídricas após o termino do exercício. A cada quilo perdido durante o exercício deve-se ingerir 1,5 L de líquido

Referências Bibliográficas:

  1. http://www.cob.org.br/esportes/esporte.asp
  2. http://todosobreoscavalos.nireblog.com/post/2008/04/29/hipismo-historia
  3. http://www.cbh-hipismo.com.br/index2.htm
  4. www.rgnutri.com.br
  5. http://www.diabetes.org.br/diabetes/hipog.php
  6. BIESEK, S.; ALVES, L.A.; GUERRA, I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte.
  7. HIRSCHBRUCH, M.D.; CARVALHO, J.R. Nutrição Esportiva.
  8. http://www.porforadaspistas.com.br/noticias/2007/pdf/manual_hipico_panrio2007.pdf
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.