Alimentação inadequada no Carnaval pode causar intoxicação com sérios riscos à saúde

"Dr. Bactéria alerta para o risco das comidas de rua mal acondicionadas durante o
período de folia. Calor intenso e manuseio incorreto podem causar doenças graves"


Durante o Carnaval, a badalação dos desfiles, blocos e trio-elétricos nas ruas leva os foliões a varar dia e noite sem se alimentar corretamente. Segundo o biomédico e especialista em higiene dos alimentos, Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria do programa Fantástico, os quitutes de barraquinhas e ambulantes escondem perigos invisíveis. Com o verão, os riscos de infecção aumentam e qualquer comida contaminada por bactérias nocivas pode originar diarréia, vômito, febre, aborto, hepatite e até paralisação respiratória, cardíaca e mental.

No lugar das habituais refeições, as pessoas geralmente optam pelos hot-dogs, lanches naturais, milho cozido, espetinhos, salgados, pastéis e acarajés, sempre atraídas pelo baixo preço e pela praticidade. Neste período de farra o calor é alto e os alimentos ficam expostos por mais tempo que o recomendável. "Nenhum alimento perecível deve permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas, pois nessas condições as bactérias se multiplicam com mais facilidade e podem causar intoxicação alimentar", alerta o biomédico.

A dica é evitar os ingredientes que oferecem riscos. "A maionese, por exemplo, se estiver exposta à temperatura ambiente por mais de duas horas ou com o prazo de validade vencido pode provocar dor abdominal, diarréia e vômito. Já a alface e o tomate, utilizados nos lanches naturais, acarretam verminoses (inclusive a cisticercose cerebral) e Hepatite A quando não higienizados corretamente. Atenção também aos frios que permanecerem muito tempo fora de refrigeração adequada e à salsicha, que pode ocasionar até abortos", explica Figueiredo.

Como no meio da folia é complicado checar tudo isso, é preferível optar pelos alimentos de marca e procedência conhecidas, ou pelos cozidos e fritos em altas temperaturas, o que elimina as possíveis bactérias. Em relação às bebidas, escolha as industrializadas atentando para os lacres, que devem estar intactos, e para a higiene das embalagens, pois as sujeiras que encontramos nas latinhas podem provocar Leptospirose. Com alguns cuidados a saúde no carnaval está garantida.

*Serviço: Sobre o biomédico
O biomédico e consultor Roberto Martins Figueiredo, uma das principais autoridades brasileiras em saúde pública e um dos maiores especialistas em higiene de alimentos, é especializado em Saúde Pública e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Engenharia da Qualidade (Controle de Processos e Auditorias) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, Figueiredo apresenta quinzenalmente o quadro "Tá Limpo", no Fantástico, programa da Rede Globo.
Roberto também é diretor técnico da Microbiotécnica, Centro de Assessoria em Higiene Ambiental onde são realizadas pesquisas e análises de alimentos, utensílios e equipamentos, atendendo a indústrias de alimentos, cozinhas industriais e restaurantes.

Fonte: *Roberto Martins Figueiredo
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.