Alimentação infantil: adequação e importância

Alimentação deve ser adequada em quantidade e qualidade, fornecendo todos os nutrientes necessários. As necessidades nutricionais são maiores do que em várias outras fases da vida, devido ao intenso crescimento e desenvovimento.

Há grande preocupação com a alimentação infantil, sendo que os estudos abordam tanto as crianças saudáveis como as que possuem doenças ou algumas limitações. Nesses casos, os requerimentos nutricionais podem estar alterados e o aporte nutriconal é de extrema importância.

A desnutrição infantil acarreta graves efeitos no crescimento e desenvolvimento infantil, porém as informações recentes evidenciam que os dados em relação a prevalência da desnutrição em crianças hospitalizadas são limitados. Esse fato levou ao desenvolvimento de pesquisa realizada na Alemanha, onde foram determinadas as prevalências de desnutrição em diversos graus entre os pacientes pediátricos, mostrando alta incidência da forma grave.

Outro estudo realizado em população infantil obteve como objetivo comparar as prescrições nutricionais e a alimentação servida á pacientes, além de identificar os fatores de risco associados com a ingestão nutricional inadequada. Os resultados mostraram deficiência em nutrientes importantes, sendo sugerido o estabelecimento de outra via alimentar para complementar as necessidades, assim como a dieta enteral.

Sendo assim, independente do estado de saúde da criança, devem ser fornecidos todos os nutrientes necessários para que não haja prejuízo no crescimento e desenvolvimento. As quantidades de calorias e nutrientes devem ser calculadas por profissionais habilitados, os quais são responsáveis por oferecer os nutrientes da melhor forma para serem ingeridos e utilizados pelo organismo, colaborando de forma direta para a qualidade de vida durante a infância e as demais etapas de vida.

Fontes:

de Neef M; Geukers VG; Dral A; Lindeboom R; Sauerwein HP; Bos AP. Nutritional goals, prescription and delivery in a pediatric intensive care unit. Clin Nutr; 27(1): 65-71, 2008 Feb.

Pawellek I; Dokoupil K; Koletzko B. Prevalence of malnutrition in paediatric hospital patients. Clin Nutr; 27(1): 72-6, 2008 Feb.

Nutrição e Pediatria - 04/02/2009

Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.