Carambola e os doentes renais

Dr. Vinícius Graton - nutricionista.

A carambola é rica em vitamina C e tem características antioxidantes que retardam o envelhecimento, mas, quando ingerida por quem sofre de insuficiência renal, pode causar sérios problemas. Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, a carambola produz uma neurotoxina que a protege de insetos.


No corpo de pessoas com doenças renais, essa substância segue pela corrente sanguínea até o sistema nervoso central. Isso pode causar desde soluços até convulsões. Em casos extremos, a intoxicação pode matar. Para conter o problema, a única solução é a hemodiálise, feita quanto antes.

Segundo o médico nefrologista do setor de hemodiálise da Santa Casa de Jaú, Dr. Eduardo Martins Rebec, a fruta carambola ou seu suco não devem ser ingeridos por pessoas com insuficiência renal. Diz o dr Eduardo que se o portador de insuficiência renal ingerir a carambola, pode ter convulsões e e entrar em coma com risco de morte.

Explica que a carambola tem uma toxina que não é filtrada pelo rim com insuficiência e vai direto para o sangue. Para que a toxina seja eliminada é necessário fazer uma hemodiálise de urgência. A noticia foi publicada no jornal da tarde e no jornal o Estado de São de Paulo conforme link abaixo.

Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.