Hormônios no Leite de Vaca

Olhe para as imagens dos úberes gigantes de vacas leiteiras tratadas com rBST e não será difícil de imaginar a função do hormônio [transgênico] artificial no aumento dos índices de câncer de mama e de próstata, puberdade precoce e obesidade nos Estados Unidos.

Apesar disso, os produtores de leite nos EUA e funcionários do ministério da agricultura continuam dizendo que o Posilac, desenvolvido pela Monsanto, que é utilizado no leite desde 1994 sem ser rotulado é seguro. (S)

Criado através da combinação do DNA da vaca com o da bactéria Escherichia coli, a somatrotopina recombinante de crescimento bovino, o rBST foi desenvolvido para que as vacas produzam mais leite. Esta foi uma das primeiras substâncias geneticamente modificadas aprovadas para consumo pelo FDA, em 1993. (S)
Atualmente, o rBST continua proibido no Canadá, Japão, União Européia, Austrália, Nova Zelândia e em todos os demais, com a exceção de 19 países, na maioria não-industrializados [entre eles o Brasil]. Para a Monsanto isso resulta de uma "sobreoferta de produtos lácteos" e não de questões levantadas sobre a segurança.

De fato, quanto mais você aprende sobre o rBST, mais você se pergunta como alguém pode acreditar que isso é seguro.

Por exemplo um estudo feito em ratos pela Monsanto para obter aprovação junto ao FDA que não foi publicado: a empresa alega que nenhum rato absorveu o hormônio rBST em sua corrente sanguínea e que, portanto, não haveria necessidade de outros estudos toxicológicos. Mas cientistas canadenses, que obtiveram o estudo, descobriram que de 20% a 30% dos ratos absorveram o rBST e que havia grandes concentrações do produto em suas próstatas. Também havia cistos na tiróide.

Isto inspirou os senadores de Vermont Patrick Leahy e James Jeffords a questionarem o U.S. Health and Human Services Department para que fosse investigada formalmente a aprovação do rBST, em 1998, pelo FDA, principalmente pelo fato de que o funcionário encarregado da rotulagem do rBST, Michael R. Taylor, foi vice-presidente da Monsanto. E também considerando que um pesquisador encarregado da avaliação do hormônio no FDA havia feito o mesmo trabalho na Mosanto.(...)

Enquanto o sentimento anti-rBST cresce nos EUA e os consumidores perguntam "O que estamos bebendo", os executivos da Monsanto afirmam que o novo leite livre de rBST é uma estratégia de marketing desonesta.
Eles conhecem um pouco sobre desonestidade no marketing.


Fonte: FONTE: http://www.bestsyndication.com/?q=111806_hormones-dairy-industry-cut-back-bst.htm - 19/11/2006- Último acesso em 02/02/2009
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.