Leg Press causa lesão no quadril

Ortopedista condena o uso do aparelho devido aos riscos.

Durante o verão as academias ficam lotadas de homens e mulheres em busca de um corpo perfeito. Porém, o que muita gente não sabe é que um dos exercícios mais praticados para deixar as pernas bonitas e definidas, o leg press, pode causar sérias lesões no quadril. O alerta é feito pelo ortopedista da Santa Casa de São Paulo, Giancarlo Polesello.

O leg press é um exercício no qual a pessoa se senta sobre um aparelho e usa as pernas para empurrar uma carga. Muitas vezes a flexão das pernas é feita de forma exagerada: o peso voltar demais e o joelho chega bem próximo ao tórax. O especialista explica que esse movimento machuca internamente o quadril e a maioria das pessoas só percebe os efeitos quando começa a sentir dores. "Depois que a lesão aconteceu é difícil conseguir tratá-la apenas com fisioterapia. Em muitos casos é necessário passar por cirurgia", explica Polesello.

O ortopedista também ressalta que o exercício é perigoso mesmo quando executado de forma correta. "O leg press deveria ser abolido das academias. Muita gente não faz idéia de que esse exercício é prejudicial, pois são estimuladas a fazê-lo nas academias".

Segundo o especialista, diante das primeiras dores o aluno deve suspender a atividade física e procurar um ortopedista. O tratamento varia de acordo com o quadro do paciente e pode ser feito por meio de medicamentos, fisioterapia e, em casos mais graves, cirurgia.

Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.