Descobertas na área da nutrição

A nutrição é uma ciência relativamente nova e área de intensa pesquisa. A relação da nutrição com as demais áreas da saúde promove descobertas e novas condutas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas e prevenir doenças. Quais são as ações que fizeram diferença na área da nutrição nos últimos anos?

Pesquisa recente aborda um trabalho realizado com pessoas da área da saúde e nutrição, no qual foram identificadas, através de votação, a principal descoberta e desafio da área dos últimos 30 anos. Dentre as descobertas, a que se destacou foi a utilização do ácido fólico na prevenção de defeitos que possam ocorrer ao nascimento. Dentre os desafios, o que se destacou, foi o controle da obesidade e da resistência á insulina através da atividade física e alimentação.

A área da nutrição é alvo de intensa pesquisa em assuntos variados, assim como demonstra em pesquisa recente, o qual associou o consumo de goma de mascar contendo xilitol á diminuição do risco de desenvolver cáries dentárias em crianças.

Sendo assim, a nutrição é uma área de intensa pesquisa e inovação, relacionado-se com as demais áreas da saúde, com o objetivo de fornecer novas e importantes informações, para contribuir com a melhora da saúde de forma geral.

Fontes:

M B Katan, M V Boekschoten, W E Connor, R P Mensink, J Seidell, B Vessby, W Willett. Which are the greatest recent discoveries and the greatest future challenges in nutrition? European Journal of Clinical Nutrition (2009) 63, 2–10.

Xylitol cleared for anti-caries health claims. British Dental Journal 206, 123 (2009).
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.