Versão de maionese com leite tem maior teor de colesterol

FLÁVIA MANTOVANI
editora-assistente de Equilíbrio da Folha de S.Paulo


Além de verificar que maioneses têm aditivos prejudiciais, a Pro Teste faz um outro alerta: apesar de ser anunciada como mais saudável, Deleite, a nova maionese da Hellmann's com leite, não tem diferenças significativas na quantidade de calorias, proteínas, carboidratos e gorduras em relação à média das maioneses tradicionais.


A única diferença é no teor de colesterol -a Deleite tem mais do que as outras, 2,5 mg contra 1,9 mg por porção.

Outro componente da maionese de leite é o ácido fosfórico, que reduz a absorção de cálcio e está ausente nas demais maioneses.

A Pro Teste viu ainda que o produto tem mais água, óleo vegetal, amido modificado, vinagre, ovos pasteurizados e açúcar do que leite. Questionada, a Unilever, que fabrica a Hellmann's, não se manifestou sobre esse tema.

Outra conclusão do estudo foi que todas as maioneses erraram ao declarar a quantidade de colesterol -seja para mais, seja para menos. A Primor light, por exemplo, declara ter 2,1 mg por porção quando tem 3,5 mg.

A Bunge diz que possui sistemas para evitar essas variações, mas que vai verificar se houve desvio em algum lote avaliado.


Leia Também:
NutriçãoSadia: Maioneses têm aditivos prejudiciais, diz Pro Teste
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.