Aposte nos produtos da estação

Consumir alimentos durante a safra é mais vantajoso para a saúde e para o bolso

Chris Bertelli, iG São Paulo

A primeira vantagem de consumir um alimento na época ideal pode ser percebida na conta da feira ou do supermercado: quando estão na safra, frutas, verduras e legumes são mais baratos. A explicação está na lei da oferta e da procura: há uma maior quantidade desses alimentos, os agricultores precisam vender e o preço diminui. Além da economia, especialistas afirmam que, no auge da safra, os alimentos têm maior qualidade nutricional, ou seja, são superiores em termos de vitaminas.

“É a época do ano em que ele está se desenvolvendo, então, tem suas propriedades nutricionais mais concentradas”, explica a nutricionista Amélia Reis, consultora técnica do Conselho Regional de Nutrição da região da Bahia e Sergipe.

O consumidor ganha no preço e na qualidade do que está consumindo, mas também em outros dois aspectos: no uso menor de agrotóxicos e no sabor mais apurado do alimento. “Para que uma verdura se desenvolva bem fora da época dela, é preciso usar mais agrotóxicos do que em outros períodos”, relata a nutricionista. O sabor também muda e é mais intenso durante a safra. Solange Saavedra, do Conselho Regional de Nutrição, em São Paulo, afirma que a diferença pode ser percebida principalmente em frutas. “A tendência é ela ser ácida ou doce. Quando está no auge da produção, o sabor fica extremamente acentuado”, relata. Fora desse período, o gosto fica longe do ideal.

Como escolher

Cor e aroma são dois fortes diferenciais entre os alimentos “da estação” e daqueles plantados e colhidos fora de época. Frutas, verduras e legumes devem apresentar cores fortes e uniformes. Um tomate, por exemplo, não deve ter vários tons de vermelho em um mesmo fruto, nem cores muito diferentes do tom predominante. “A ligação entre o fruto e o caule deve transitar entre o verde e o vermelho, ser um pouco alaranjado. Se essa região tiver um aspecto diferente disso, significa que o tomate foi colhido antes ou depois do tempo ideal”, esclarece Amélia. A couve deve ser verde escura, e não amarelada.

Na hora de escolher uma fruta aposte no olfato: esse sentido vai dizer com precisão se o produto está ou não na época. Mangas e abacaxis são bons exemplos disso. Se não exalarem um forte cheiro adocicado, é bem provável que tenha sido colhidos fora da época.

Substituição

Como não é possível encontrar determinados alimentos durante o ano inteiro, a solução indicada pelas especialistas é substituí-los. “No caso das verduras, o ideal é trocá-la levando em consideração a cor. Trocar verde escuro por verde escuro, por exemplo. Trocar a rúcula pela escarola e o espinafre pela chicória ou pelo agrião, seguindo a coloração”, indica Solange.

Amélia aconselha ainda atenção à composição do alimento, para tentar substituí-lo por um semelhante. “Se não é época de laranja, opte pelo limão, que também tem uma boa quantidade de vitamina C”. Confira a época de diversos produtos no site da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

Ft: http://gazetaweb.globo.com
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.