Cominho - Uma sabor de especiaria!

Hoje vou apresentar a vocês uma especiaria na qual conheci nesta semana em uma palestra de Gastronomia Hospitalar. O nome dele é Cominho, um tempero muito cheiroso no qual utilizamos para preparar um mix de temperos a ser utilizado para pacientes com hipertensão, na qual buscamos diminuir a ingesta de sódio.

O cominho faz parte da familia APIACEAE, seu nome científico é Cuminum Cyminum. Falso-anis, falso-aneto, kümel, os grãos desta planta são confundidos com outros temperos. O seu aroma é intenso e seu gosto acre é levemente amargo. Provavelmente originário da Ásia central, o cominho é utilizado há muito tempo: os egípcios usavam-no como pimenta e colocavam seus frutos dentro das tumbas, como oferenda. Na Idade Média, o cominho era considerado como um tempero aristocrático, utilizado para temperar as aves a fim de facilitar a digestão.

Seu uso na culinária é incríve! O cominho faz parte da composição do curry, é utilizado na cozinha oriental e mediterrânea. Na Alemanha, certos pães são temperados com suas sementes. Alguns queijos, como o gouda e o munster, podem também ser feitos com grãos de cominho em seu interior. O cominho também é utilizado moído, em pó, em muitos pratos da culinária árabe.

Originária da Europa e norte da Índia, é uma planta bianual. Na culinária usam-se as folhas, raízes (muito finas, fracas e esbranquiçadas, são aromáticas e consideradas uma "délicatesse" à mesa). As flores pequenas, brancas ou levemente rosadas, não são usadas na culinária, mas originam pequenos frutos, que contêm as sementes, muito aromáticas.

Na culinária usam-se do cominho as folhas e os grãos nos preparos de molhos para carnes e peixes, legumes, ovos, queijos e sopas. Na Holanda é comum utilizá-lo em bolos e doces. Para a colheita das sementes, retire os frutos antes de amadurecerem. Deixe-os secar para depois debulhá-los.

No Brasil é um tempero importante na cozinha nordestina. Boas para tempero de carne, peixes, aves e carneiro. Vai bem ate no feijão. As sementes moídas são muito usadas para tempero de picles. Experimente antes de usar, pois o gosto é forte. Usado para perfumar pães, é adicionado diretamente à massa.

As partes utilizadas são os frutos, chamados frequentemente de sementes. Estas possuem o arome forme com odor característicos podendo serem modificados quando fritos ou assados. Os frutos contêm de 2,5 a 4% de óleo essencial, composto basicamente por aldeídos.

Um especiaria popular ao redor do mundo, especialmente na América Latina, norte da África e Ásia, tem pouca aceitação na Europa, onde é utilizada para temperar queijos na França e Holanda. Típico na Índia, onde é parte do curry em pó e largamente empregado na cozinha tandoori, seus frutos são usados inteiros, podendo ser fritos ou assados antes do uso. Os legumes, especialmente as lentilhas, são temperados com cominho frito na manteiga. Pode ser utilizado em misturas de temperos, polvilhados nos pratos antes de servir. O cominho preto é o fruto da planta de mesmo nome que cresce no Irã e na região norte da Índia, algumas vezes preferida em detrimento do cominho branco.

O cominho tem propriedades antiespasmódica e digestiva. As sementes são usadas inteiras ou moídas para condimentar carnes, pães, molhos, saladas e sopas. Também servem para aromatizar licores e embutidos. Forma de venda: Seco, fresco ou moído

Confira agora algumas receitas onde temos o COMINHO como ingrediente:

Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.