Governo promove em maio campanha sobre alimentos orgânicos

O mês de maio reserva na agenda não só a realização do maior evento de Nutrição do país, o CONBRAN, mas também a de grande campanha que o governo federal vai promover para estimular a produção e o consumo de alimentos orgânicos.

De 23 a 30 de maio, sob coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e participação do CONSEA, acontece a "Semana dos Alimentos Orgânicos". O objetivo é divulgar os alimentos orgânicos entre consumidores e tratar de outros conceitos como o de produção e consumo responsáveis, desenvolvimento sustentável, proteção do meio ambiente, promoção da biodiversidade, entre outros.

Segundo o presidente do CONSEA Nacional, Renato Maluf, a Semana deve envolver membros dos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional estaduais e municipais, em um esforço comum para apresentar o produto orgânico não apenas como um produto sem agrotóxico, mas a representação de uma nova forma de produção de desenvolvimento (sustentável). Mais que isso: "é uma oportunidade para divulgar também as referências principais relativas à soberania e segurança alimentar e nutricional".

A agenda do evento ainda está em construção, a partir das parcerias com estados e municípios, mas o site promocional da Semana dos Alimentos Orgânicos já pode ser acessado por meio do endereço www.prefiraorganicos.com.br

A ASBRAN, membro do CONSEA Nacional, também apóia esta campanha. Para a presidente Marcia Fidelix, "além da feliz coincidência de agendas, a do CONBRAN e da campanha, a verdade é que a Nutrição está despertando a sociedade e os gestores de políticas públicas sobre questões até então limitadas aos gabinetes e conferências: a soberania alimentar e nutricional e o direito à alimentação saudável, que agora está definido pela Constituição Federal, como direito social".

Fonte: ASBRAN
http://www.asbran.org.br/
Adaptação imagens: NutriçãoSadia
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.