Guia Vegano

Um guia completo para você entender mais sobre a filosofia vegana!

Há várias categorias de vegetarianos. Os vegetarianos que consomem leite e seus derivados são chamados de lactovegetarianos; os que comem ovos, de ovovegetarianos; e os que comem ovos e leite, de ovolactovegetarianos. Há também os vegetarianos puros ou veganos, que excluem de sua alimentação todos os produtos de origem animal. Além de carnes, peixes, aves, laticínios (leite, manteiga, queijo, iogurte etc.), excluem ovos, mel, gelatina etc. Os veganos evitam o uso de couro, lã, seda e de outros produtos menos óbvios de origem animal, como óleos e secreções presentes em sabonetes, xampus, cosméticos, detergentes, perfumes, filmes etc. Iremos agora falarmos mais especificamente sobre os veganos.

Uma filosofia de Vida

Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas. O termo inglês vegan (pronuncia-se vígan) foi criado em 1944, numa reunião organizada por Donald Watson (1910 - 2005) envolvendo 6 pessoas (após desfiliarem-se da The Vegetarian Society por diferenças ideológicas), onde ficou decidido criar uma nova sociedade (The Vegan Society) e adotar um novo termo para definir a si próprios. Trata-se de uma corruptela da palavra "vegetarian", em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra vegan. Em português se consideram as três primeiras e as três últimas letras (vegetariano), na formação do termo vegano (s.m. adepto do veganismo - fem. vegana). Tem sido usado também o termo veganista para se referir aos adeptos do veganismo.

Os veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura.

Muito importante distanciar a ideologia vegana da dieta vegetariana.

Veganismo não é dieta, mas sim uma ideologia baseada nos direitos animais, e que luta pela inclusão destes na sociedade.

Vestuário, adornos, etc. Artigos em peles, couro, lã, seda, camurça ou outros materiais de origem animal (como adornos de pérolas, plumas, penas, ossos, pêlos, marfim, etc) são preteridos, pois implicam a morte e/ou exploração dos animais que lhes deram origem. Sendo assim, um vegano se veste de tecidos de origem vegetal (algodão, linho, etc) ou sintéticos (poliéster, etc).

Alimentação
São vegetarianos estritos, ou seja, excluem da sua dieta carnes, gelatina, lacticínios, ovos, mel e quaisquer alimentos de origem animal. Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.

Medicamentos, cosméticos, higiene e limpeza
Evitam o uso de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene e limpeza que tenham sido testados em animais. Não tomam vacinas ou soros, mas podem violar os princípios veganos quando alternativas não estiverem disponíveis, ou em caso de emergência ou urgência.

Alguns optam pela fitoterapia, homeopatia ou qualquer tratamento alternativo.

O vegano defende o surgimento de alternativas para experiências laboratoriais, como testes in vitro, cultura de tecidos e modelos computacionais. São divulgadas entre a comunidade vegana extensas listas de marcas e empresas de cosméticos e produtos de limpeza e higiene pessoal não testados em animais.

Entretenimento
Circos com animais, rodeios, vaquejadas, touradas e jardins zoológicos, também são boicotados pois implicam escravidão, posse, deslocamento do animal de seu habitat natural, privação de seus costumes e comunidades, adestramento forçoso e sofrimento. Não caçam, não promovem nenhum tipo de pesca, e boicotam qualquer "esporte" que envolva animais não-humanos. Muitos seguem o princípio político da não-violência.



Como se deve avaliar a deficiência de vitamina B12?

A deficiência de vitamina B12 (cobalamina ou cianocobalamina) pode ocorrer devido a baixa ingestão dessa vitamina ou devido absorção deficiente. A vitamina está presente em alimentos de origem animal (como carnes, leite e ovos). Portanto, vegetarianos estritos (veganos, que não ingerem nem leite ou laticínios, nem ovos, nem carne) não obtêm B12 da dieta.

A deficiência de B12 ocasiona prejuízo na divisão celular, especialmente nas células de rápida divisão, como as da medula óssea e da mucosa intestinal, interrompendo a síntese de DNA (ácido desoxirribonucléico), dentre outros. A diminuição da taxa mitótica resulta em células anormalmente grandes, levando a uma anemia característica, a anemia megaloblástica. As manifestações clínicas são alterações neurológicas, hematológicas, epidérmicas, fraqueza, e outras. Por isso, o diagnóstico precoce da deficiência de vitamina B12 é fundamental para evitar danos patológicos irreversíveis. Entretanto, a deficiência de ácido fólico também resulta na anemia megaloblástica, dificultando o diagnóstico de qual deficiência vitamínica seria a responsável por essa anemia.

Uma das maneiras mais comuns de examinar a deficiência de vitamina B12, além da avaliação de sintomas, é a medida da concentração dessa vitamina no plasma ou no soro, refletindo os níveis de ingestão e estoque. A deficiência fica evidente quando os níveis estão abaixo de 200 pg/ml ou 148 pmol/l para adultos, mas podem variar de acordo com a metodologia de análise utilizada nos laboratórios. Porém, esse não é um teste seguro, pois sofre influência direta das concentrações de proteínas que estão ligadas à vitamina B12, não fornecendo a concentração real da vitamina disponível para a célula. Por isso, os níveis de B12 podem ser normais mesmo em pacientes com deficiência desta vitamina.

Outros métodos que facilitam a identificação da deficiência da B12 são as dosagens de ácido metilmalônico (MMA) e homocisteína. O ácido metilmalônico apresenta sua concentração aumentada (0,4 micromol/l no soro) na presença da deficiência de vitamina B12. A dosagem é feita na urina, soro ou plasma. É necessário atentar para algumas situações clínicas que também favorecem a elevação do MMA, como é o caso de pacientes com insuficiência renal, gestantes, doenças da tireóide e o aumento intestinal de bactérias produtoras de ácido propiônico (precursor do MMA). Apesar de exigir equipamento específico para sua análise, tornando sua aplicação na prática clínica de alto custo, esse exame tem a vantagem de ser um diferencial para a detecção da deficiência da vitamina B12, já que a deficiência de folato não altera essa dosagem.

A concentração sérica total de homocisteína está elevada tanto na deficiência de vitamina B12 quanto na de folato. Também é um método de alto custo. A insuficiência renal, a deficiência de cistationina sintase e os erros inatos do metabolismo também aumentam sua dosagem. Por isso, esse método tem baixa especificidade.

Portanto, não há um método padrão-ouro para detectar a deficiência de vitamina B12. É necessária cautela na aplicação das diferentes dosagens e uma associação entre elas.



#Receitas - Uma salsicha pra veganos?






















Salchichas veganas caseras
Dificultad: media
Tiempo de preparación: 45 minutos
Raciones: para 12-15 salchichas

Ingredientes:
♥ 2 tazas y media de gluten de trigo
♥ 1 cucharada de harina de garbanzo
♥ 1 cucharadita de nuez moscada
♥ 2 cucharadas de caldo de verduras en polvo o 1 pastilla de caldo
♥ 2 cucharadas de cebolla en polvo
♥ 1 cucharadita de pimienta molida
♥ 1 cucharadita de pimentón dulce
♥ 1 cucharada de pimentón ahumado
♥ 1 cucharada de orégano picado
♥ 1 cucharadita de sal
♥ 2 y 1/4 tazas de agua muy fría
♥ 4 dientes de ajo muy picados o machacados
♥ 3 cucharadas de aceite de oliva
♥ 3 cucharadas de salsa de soja

En un bol grande mezclar todos los ingredientes secos. Aparte, mezclar el agua con los ajos, el aceite de oliva y la salsa de soja y añadir poco a poco a los secos hasta formar una masa manejable (si es necesario, añadir más agua). Formar cilindros de masa de aproximadamente 15 cm de largo por 2 de diámetro, colocar sobre un trozo grande de papel de aluminio y enrollar; enrollar también los bordes para cerrar bien. Poner los paquetes en una placa para horno y cocinar 20 minutos a 190ºC. Sacar, dejar enfriar y quitar el papel de aluminio. Ahora están listas para cocinar al gusto: al vapor, fritas, a la plancha, etc. En este caso las hemos hecho fritas en aceite de girasol, acompañadas por ensalada y veganesa (mayonesa vegetal hecha con leche de soja).

Variantes: se le puede añadir a la masa verduras, tofu, queso de soja u otras especias al gusto. También se pueden refrigerar o congelar para comer en otro momento.

ENGLISH VERSION
VEGAN HOMEMADE SAUSAGES

Difficulty: medium
Cooking Time: 45 minutes
Servings: for 12-15 sausages
Ingredients:

♥ 2 and 1/2 cups wheat gluten
♥ 1 tablespoon chickpea flour
♥ 1 teaspoon nutmeg
♥ 2 tablespoon dried vegetable broth
♥ 2 tablespoon granulated onion
♥ 1 teaspoon ground pepper
♥ 1 teaspoon paprika
♥ 1 tablespoon smoked paprika
♥ 1 tablespoon minced oregano
♥ 1 teaspoon salt
♥ 2 and 1/4 cups very cold water
♥ 4 garlic cloves, minced or pressed
♥ 3 tablespoon soy sauce

In a large bowl, mix together all of the dry ingredients. In another bowl, whisk together the garlic, water, olive oil and soy sauce and pour into the dry ingredients. Stir until ingredients are mixed and form a handly dough (if it’s too dry, you can add more water).Shape into cilinders of about 15 cm x 2 cm diameter, place on a large piece of aluminum foil and roll up, twisting ends. Place sausages in an oven tray and cook for 20 minutes at 190ºC. Once sausages have cooled, remove from foil. Now they’re ready to cook: steamed, smoked, fried, etc. We’ve fried them in sunflower oil, accompanied with salad and veganaise.

Variations: you can add veggies, tofu, soy cheese or other spices to the dough. Also, you can refrigerate or freeze them to eat other day.

Procurando por mais imagens de pratos veganos? Clique aqui!

Sites que eu #recomendo:
http://vista-se.com.br/site/
http://www.guiavegano.com.br/vegan/
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.