Quais são os fatores que podem diminuir a absorção do cálcio?


Vários fatores podem diminuir a absorção de cálcio.

Dentre eles a carência de vitamina D, fatores antinutricionais presentes no alimento, consumo excessivo de fibras, certos medicamentos, estresse físico ou mental e o envelhecimento. A vitamina D, cuja fonte alimentar mais abundante são os óleos de peixes, pode ser obtida facilmente pela exposição da nossa pele ao sol. Quando ocorre a deficiência desta vitamina, a absorção do cálcio é inibida. Por isso, é muito saudável tomar sol, preferencialmente antes das 10 horas da manhã ou após às 4 da tarde.

Fatores antinutricionais como o ácido oxálico e o ácido fítico encontrados em certos vegetais (espinafre, ruibarbo, acelga, folha de beterraba, cacau), podem também comprometer a boa absorção do mineral.

Bebidas ricas em cafeína (café, chá preto e refrigerantes do tipo cola) também são capazes de diminuir a absorção de cálcio, assim como o excesso de fosfatos presentes em bebidas gasosas, que pode alterar o balanço cálcio/fósforo, invertendo-o, com predomínio do fósforo, o que impede a absorção do cálcio.

É importante salientar que esses alimentos somente comprometerão a biodisponibilidade do cálcio se ingeridos em excesso.

Vinícius Graton é nutricionista, pós graduando em nutrição clínica pelo Centro Universitário do Triângulo.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.