Adolescentes usam amigas como padrão na hora de emagrecer

Nada de revistas de moda e celebridade. Um estudo publicado no periódico Journal of Health and Social Behavior aponta que as jovens adolescentes tendem a comparar o próprio corpo com o de suas colegas na escola e, dependendo da companhia, estar acima do peso pode ser algo absolutamente normal.

“Nosso estudo indica que os comportamentos para controle do próprio peso são mais complicados do que normalmente se tem ideia”, diz Anna Mueller, pesquisadora da Universidade do Texas, EUA, e autora principal do estudo. “Dependendo do ambiente escolar, ser magra ou perder peso pode não ser importante. Mas é bom observar que nem todas as garotas respondem da mesma maneira a esses fatores ambientais.”

Os pesquisadores usaram dados coletados em um estudo longitudinal – amplo e com longa duração de tempo, reincidindo as mesmas questões durante os anos da pesquisa – feito com mais de 4 mil adolescentes dos últimos anos do ensino fundamental e médio, e constataram que uma boa parte das adolescentes seguia a tendência da maioria em seus ambientes escolares. Quanto maior a média de peso das colegas, menor a tendência dessas meninas em achar que precisavam de dieta. E o inverso também foi observado, ou seja, médias de peso menores levavam a mais adolescentes procurando por dietas que as fizessem perder peso.
“As meninas estão mais atentas ao que as outras garotas como elas estão fazendo”, diz Mueller. Jeanie Alter, da Universidade de Indiana, e avaliadora do estudo concorda.

“Não é surpresa que as adolescentes estejam sendo influenciadas pelos comportamentos de suas colegas, seja uma influência percebida ou real”, aponta Alter. “Isso já foi observado no caso de comportamentos de risco e abuso de drogas. A percepção sobre ‘o que todos estão fazendo’ é um elemento motivacional poderoso.”

Para os pesquisadores, os resultados indicam que as estratégias de intervenção no ambiente escolar podem ser uma ótima oportunidade para educar as adolescentes sobre imagem corporal e comportamentos saudáveis.
.
com informações do Health Behavior News Service
http://oqueeutenho.uol.com.br/
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.