Anvisa cria regulamentação para plantas medicinais

Agora, os rótulos devem ter informações sobre as plantas usadas como medicamentos fitoterápicos

É difícil achar alguém que não tenha usado uma planta medicinal, um chá para curar uma gripe ou outra doença. Pensando nisso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou uma regulamentação para esse tipo de medicamento, disponível na farmácia completa que a natureza oferece e que pode ser encontrada, no Recife, em várias barracas próximas ao Mercado de São José, por exemplo.

Com a regulamentação, os consumidores vão receber uma orientação oficial sobre a comercialização, o modo de usar cada fitoterápico, para que servem e os possíveis efeitos colaterais.

REGULAMENTAÇÃO | Clique no ícone ao lado confira informações da Anvisa sobre a forma certa de usar cada planta

A regulamentação do uso das plantas medicinais vem consagrar a sabedoria popular e mais do que isso: ao reconhecer oficialmente o poder terapêutico das chamadas drogas vegetais. Com essa medida, a Anvisa pretende popularizar o consumo das plantas da forma mais eficaz.

Segundo nutricionistas, as plantas medicinais devem ser usadas mais para prevenir do que para remediar. A lista da Anvisa inclui as plantas que já foram estudadas e têm os efeitos comprovados cientificamente, mas, não custa nada lembrar que, em excesso, elas podem fazer mal.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.