Efetividade dos protocolos de suplementação de ferro em lactentes

A suplementação de ferro tem sido uma estratégia direcionada aos grupos populacionais mais vulneráveis a anemia ferropriva, pois tem a vantagem de produzir rápidas alterações no estado nutricional de ferro. O Ministério da Saúde (MS) adotou o Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) como estratégia de suplementação profilática de ferro para o controle da anemia no Brasil, preconizando a suplementação semanal com xarope de sulfato ferroso (25mg de ferro). Porém, a recomendação da American Academy of Pediatrics e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é de ofertar sulfato ferroso na dosagem de 1mg de ferro/kg/dia para crianças nascidas a termo e com peso adequado, entre seis e 24 meses de idade.



Diante destes dois protocolos de suplementação, qual será o mais efetivo?

Um estudo populacional, prospectivo, de abordagem quantitativa com intervenção profilática, avaliou as duas formas de suplementação em 103 crianças não anêmicas, entre seis e 18 meses de idade. O esquema diário de ferro na dosagem de 1mg de ferro/kg, recomendada pela SBP, mostrou-se mais efetivo na prevenção da anemia em lactentes, pois apresentou melhor indicador de impacto sobre os valores médios de hemoglobina e prevalência de anemia quando comparado à dosagem semanal de 25 mg de ferro recomendada pelo PNSF, além de não diferir quanto aos efeitos adversos e adesão ao suplemento.

Sendo assim, autores relaram que a dosagem semanal recomendada pelo programa do governo brasileiro precisa ser reavaliada para aumentar sua efetividade na prevenção de anemia em crianças atendidas em serviços públicos de saúde.

Fontes:
- Azeredo CM et al. Efetividade superior do esquema diário de suplementação de ferro em lactentes Rev Saúde Pública 2010;44(2):230-9.
- Hadler MCCM, Juliano Y, Sigulem DM. Anemia do lactente: etiologia e prevalência. J Pediatr. 2002;78(4):321-26. DOI:10.1590/S0021-75572002000400012
- Nutrição em Pauta - www.nutricaoempauta.com.br


Imagem: Flickr
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.