Notas da Ciência: Identificado o gene da calvície

Tradução e Adaptação: Vinícius Graton - Nutricionista.

Investigadores dos Estados Unidos descobriram a mutação genética que provoca um tipo progressivo de perda de cabelo conhecida como hipotricose simples hereditária. Os cientistas afirmam que a descoberta é susceptível de afetar a investigação e melhorar os tratamentos para os diferentes tipos de perda de cabelo, incluindo o padrão masculino de calvície. Um papel sobre a descoberta, por pesquisadores da Colômbia, Rockefeller e Universidades de Stanford em os E.U. e centros de pesquisa na Itália e na Suíça, foi publicado online na edição de 15 de abril de Natureza .

A perda de cabelo progressiva da hipotricose simples hereditária começa na infância, através de um processo chamado de miniaturização do folículo piloso, que também ocorre na calvície de padrão masculino ou alopecia androgenética. O processo provoca o encolhimento de folículos pilosos, tornando o cabelo mais fino gradativamente. Neste estudo, os pesquisadores descobriram que o gene APCDD1 causaria a hereditariedade da hipotricose simples e, portanto, dá alguns insights sobre a miniaturização do folículo piloso. Mas, eles apontam para que este não significa que o mesmo gene provoca calvície de padrão masculino, ainda que também envolva a miniaturização do folículo piloso.

O Dr. Christiano Angela, professor de dermatologia e da genética do desenvolvimento na Columbia University Medical Center, disse em uma declaração:


"É importante notar que, embora estas duas condições partam do mesmo processo fisiológico, o fato do gene ser descoberto por hipotricose hereditário não explicaria o complexo processo de calvície masculina."

Para o estudo, Christiano e seus colegas analisaram dados genéticos de famílias a partir do Paquistão e Itália, com a hipotricose simples hereditária e descobriram que compartilhavam uma mutação específica do APCDD1.

O gene ocorre em uma região do cromossoma 18 que já foi associada a outras formas de perda de cabelo, incluindo a calvície de padrão masculino ou alopecia androgenética e alopecia areata . Os pesquisadores também descobriram que o gene bloqueia uma via de sinalização chamado Wnt, que tem sido conhecida há algum tempo para controlar o crescimento de cabelo em ratos, mas até o presente estudo não ficou claro se ele tivesse o mesmo efeito em seres humanos. Eles concluíram que, como é APCDD1 expressa em um amplo repertório de tipos de células, a sua descoberta pode significar que o gene também está envolvido em diversos outros processos biológicos regulados por via de sinalização Wnt.

Christiano disse que a descoberta era muito importante porque é a primeira evidência de que é Wnt é crítica em cabelo humano em crescimento.

"Além disso, estes resultados sugerem que a manipulação da via Wnt podem ter um efeito sobre o crescimento do folículo piloso - pela primeira vez, nos seres humanos", acrescentou ela.

Fonte: Columbia University Medical Center.

Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.