Para a Saúde dos Cabelos: Nutrição Capilar


Manter uma alimentação saudável é de fundamental importância para a saúde dos cabelos. Uma alimentação equilibrada que satisfaz as necessidades de vitaminas e minerais pode proporcionar um cabelo mais brilhante e bem nutrido.

A vitamina B2, por exemplo, é muito importante nos processos de crescimento, reprodução de células e cicatrização, podendo favorecer os cabelos. Já a vitamina A é bem importante para um desenvolvimento normal, crescimento e manutenção saudável das células do couro cabeludo estando em níveis equilibrados no organismo.

Segundo especialistas, a carência de vitamina F (ácidos graxos essenciais) causa uma desorganização no processo de queratinização do couro cabeludo, estimulando o aparecimento da caspa. Há também indícios que a falta de B7 (biotina), que faz parte do complexo B, altera o ciclo de crescimento do cabelo, aumentando a duração da fase da queda natural dos fios. Os especialistas também sugerem que a deficiência de cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço.

O ideal é se alimentar bem, ingerindo habitualmente frutas, hortaliças, leguminosas e incluindo alimentos integrais na dieta. Também faz-se necessário ter uma ingestão hídrica equilibrada para manter a hidratação do corpo.

Onde encontrar os nutrientes que mantém a saúde capilar?
Confira sugestões de alguns alimentos:


- Vitamina B2
Cereais (arroz integral, aveia, trigo), ovos, semente de girassol, ervilhas, repolho e agrião.

- Vitamina A
Cenoura, mamão, abóbora e acelga.

- Vitamina F
Óleos vegetais (amendoim, linhaça, girassol), amêndoas e abacate.

- Vitamina B7
Gérmen de trigo, levedo de cerveja, nozes, laranja e melão.

- Cálcio
Agrião, salsa, beterraba, brócolis, couve, laranja e milho.


Como alterar a coloração do cabelo sem agressões?

O ideal seríamos nos conformar com a cor natural dos nossos cabelos, mas sabemos que o cabelo também pode contribuir para o aumento da auto-estima. Em substituição às tinturas químicas que podem agredir muito o cabelo, podem-se usar sementes ou ervas para auxiliar no controle da cor. Você se lembra das receitas da vovó que costumavam dar certo? Embora não tenham comprovações científicas, as receitas podem funcionar!


Para escurecer os cabelos:

Gergelim: segundo o livro “Macrobiotic home remedies”, tomar chá de gergelim diariamente durante 2 a 3 semanas pode escurecer os fios. Faça o chá com 8 colheres de sementes de gergelim ligeiramente esmagadas em 1 litro de água, fervendo de 10 a 20 minutos. Segundo o autor (Michio Kushi), o chá de gergelim também pode ser útil para aumentar o leite materno ou corrigir irregularidades menstruais.

Sálvia: enxaguar diariamente o cabelo com um preparado de sálvia, feito com 2 colheres de sálvia em ½ litro de água fervente.

Nozes: embeber o cabelo numa infusão de casca de nozes em temperatura ambiente.


Para clarear mais os cabelos:

A receita clássica é passar chá de camomila nos cabelos e expô-los ao sol por alguns minutos. Contudo, não funcionará com cabelos pretos e sim, com cabelos que já estão claros.

Enfim, manter os cabelos saudáveis e bonitos com produtos naturais pode ser uma excelente opção. Que tal experimentar?



Por Isis Moreira - colunista do NutriçãoSadia.
Graduanda em Nutrição.

"...em épocas em que se vê um aumento progressivo de doenças mentais e físicas, do consumo de remédios e do stress é de fundamental importância parar para refletir como uma alimentação mais natural e balanceada pode contribuir para a saúde e para o equilíbrio pessoal, da família e da sociedade em geral."
nutricaosadia@yahoo.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.