Por que engordamos quando paramos de fumar?

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa

Investigadores no Monell Chemical Senses Center, na Filadélfia, Pensilvânia, E.U.A. observaram que a alimentação de fumantes é rica em gordura e hidratos de carbono. Independente da variedade de alimentos e hábitos alimentares que existam em seus países.

Descobrir porque a alimentação de fumantes é rica em gordura e açúcar pode ajudar no tratamento destes durante as crises de abstinência. Por exemplo, pesquisadores do Serviço de Farmacologia da University Hospital Pitié-Salpêtrière, na França deram altas quantidades de glicose (açúcar) para um grupo de fumantes e que acalmou as suas angústias de forma significativa em comparação ao placebo.

A explicação científica é a seguinte: a glicose facilita a entrada do triptofano no cérebro. O triptofano é o precursor da serotonina. A chave aqui é TRIPTOFANO e SEROTONINA. Suponha que o triptofano e serotonina são BONS para o cérebro.

O fato de comer alimentos ricos em açúcar, facilitaria a entrada do triptofano no cérebro, produzindo assim a serotonina, o cérebro seria então estimulado e reconfortado pela liberação das substâncias.

A conclusão do estudo foi de que os fumantes preferem comer alimentos ricos em carboidratos e gorduras com o objetivo de aliviar os sintomas de declínio ou ausência de nicotina, quando estes não fumavam ou paravam de fumar. Isso pode ter ocorrido pela diminuição de serotonina e dopamina. Consumindo assim alimentos pobres em proteína e ricos em carboidratos e gorduras, elevando o nível de serotonina. Este incremento resulta em sentimentos de gratificação e prazer

Conclusão: os fumantes preferem comer alimentos ricos em carboidratos e gorduras para aliviar os sintomas de declínio ou ausência de nicotina, quando não fumam ou param de fumar. Isto pode ser devido à diminuição de serotonina e dopamina. Consomem dietas baixas em proteína, mas rica em carboidratos e/ou gordura; elevando o nível de serotonina, que como explicado anteriormente "nutre e acalma o cérebro" . Este incremento resulta em sentimentos de gratificação e prazer. Segundo a Proceedings da Academia Nacional de Ciências.

Dr. Vinícius Graton atende na:
Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães, 417 - Centro - Uberlândia-MG
(34) 3255.1237 / 3231.8655 / 3237.4430
http://www.clinicarenova.com.br/
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.