Água Engarrafada e Refrigerantes - Uma reflexão importante de ser feita por todos nós.


Não seria um gênio quem inventou a água engarrafada? Pense desta forma: Eles fizeram de um produto livre para todos os seres humanos uma grande mercadoria. Embalando-a e a colocando em embalagens bonitas, agradáveis, sendo vendida por centenas de vezes acima do valor da versão pública disponível. E como eles fazem isso?

Os rótulos das garrafas são elaboradas com o objetivo de transmitir sensação de frescor e pureza que você simplesmente não deve sentir bebendo a mesma água quando da torneira de sua casa.

Não se engane, porém. Cerca de um quarto da água engarrafada na verdade vem de grandes fontes municipais, a mesma que é destinada à sua casa.

Quando se trata de saúde, a água engarrafada é uma ótima escolha. Água que atende as normas mínimas de segurança é bom para você, independentemente da fonte. Mas o resto das bebidas no supermercado que possuem igualmente idílico benefícios para a saúde de sonda não podem ser classificados da mesma forma.

É água ou refrigerante?

É refrigerante. Água mesmo não vem acompanhada de conservantes e aromatizantes. Vemos produtos sendo comercializados com o nome da molécula da água H2O. Devemos nos ater então ao consumo exagerado de outros líquidos que não sejam a água. Prestarmos atenção especial para produtos que buscam copiar a embalagem da água engarrafada, refrigerantes mascarados com o aspecto de garrafas de água. Estes produtos apesar de não possuírem calorias, carregam consigo quantidades importantes de sódio, não devendo ser menosprezado, ainda mais quando temos pessoas consumindo estes produtos indiscriminadamente.

Lembrando que estamos consumindo pelo menos um quarto das nossas calorias diárias na forma líquida - mais de 450 calorias por dia - e isso é um fator importante na epidemia da obesidade. Prestar atenção ao que você bebe é tão importante, se não mais, do que ver o que você come, especialmente se você está buscando melhorar seus hábitos alimentares e controlar o ganho de peso.

É importante sempre distinguirmos caro leitor, a diferença entre bebidas saudáveis. Desconfiar sempre de imagens ilustrativas de embalagens e lermos sempre os rótulos dos produtos. Nos atermos às quantidades de sódio e calorias dos produtos.

Texto: Vinícius Graton - nutricionista.
nutricaosadia@yahoo.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.