Licopeno: um potente antioxidante


A educação e o incentivo ao consumo de licopeno especialmente nas formas de melhor absorção pelo organismo (alimentos processados) se faz necessário e o profissional Nutricionista pode lhe ajudar.

O licopeno é um dos 600 pigmentos carotenóides encontrados na natureza e um dos 25 encontrados no plasma e tecidos humanos. Esse pigmento carotenóide não tem atividade de pró-vitamina A, mas tem um efeito protetor direto contra radicais livres, sendo considerado um potente antioxidante protetor da camada celular .

O organismo humano não é capaz de sintetizar carotenóides, dessa forma eles são obtidos exclusivamente por meio da dieta alimentar, podendo ser encontrado em um número limitado de alimentos como o tomate e seus derivados que são as melhores contribuições dietéticas. Também são boas fontes desse elemento o mamão, a goiaba vermelha, a pitanga e a melancia.

Vários estudos vêm demonstrando uma relação inversa entre o consumo de alimentos fontes de licopeno e risco de câncer, doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas. A maioria das investigações tem sugerido os efeitos das dietas ricas em licopeno na contribuição da redução dos riscos da ocorrência de câncer de esôfago, gástrico, próstata, pulmão, e benefícios para câncer de pâncreas, cólon, reto, cavidade oral, seio e cervical.

A biodisponibilidade ou absorção de licopeno é maior em produtos que utilizam tomates cozidos, e influenciados pela quantidade de gordura da refeição.

A quantidade de licopeno nas frutas e vegetais varia de acordo com a estação do ano, estágio de maturação, variedade. Em geral, quanto mais avermelhado for o alimento, maior será sua concentração de licopeno. As maiores concentrações de licopeno estão, em geral, nas cascas dos alimentos fontes, quando comparadas à polpa dos mesmos frutos.

Altas concentrações de licopeno são encontradas nos produtos comerciais de tomates, como molhos, polpa, purê, extratos, massa, suco e ketchup.

O licopeno, um nutriente sobre o qual inúmeros estudos têm sido realizados nos últimos anos, principalmente por estar fortemente associado à redução do risco do desenvolvimento do câncer, especialmente de próstata, doença que, na atualidade, acomete boa parte da população masculina. Não menos importante, ao licopeno é, igualmente, atribuído um efeito antioxidante, estando, portanto, esse nutriente associado, também, à redução do risco do desenvolvimento de outras doenças crônicas.

A educação e o incentivo ao consumo de licopeno especialmente nas formas de melhor absorção pelo organismo (alimentos processados) se faz necessário e o profissional Nutricionista pode lhe ajudar, tendo em vista os efeitos protetores acima mencionados.


Esta matéria foi redirecionada do ADJORISC
http://www.adjorisc.com.br/
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.