Serotonina e Tratamento nos Transtornos Alimentares e Distúrbios de Ansiedade


Os neurotransmissores são compostos bioquímicos com a função de transmitir informações com outras células nervosas. A serotonina é um destes neurotransmissores cerebrais. Deficiências de serotonina no cérebro têm sido associado a uma série de condições diferentes, incluindo a depressão (pessoa agitada, ansiosa, irritada), ansiedade, comportamento violento, levando a compulsão por se alimentar de alimentos hipercalóricos tendo como consequencia a obesidade, insônia, desejo por carboidratos, e enxaqueca.

A serotonina promove sentimentos de bem-estar, tranquilidade, segurança pessoal, relaxamento e confiança. Circuitos de serotonina também ajudam a contrabalancear outros neurotransmissores, como a dopamina e a noradrenalina, responsáveis por incentivar sensações como o medo, tensão, agressão, violência, ações obsessivo-compulsivo, bulimia, ansiedade e distúrbios do sono. Muitas pessoas sofrem de diferentes graus de deficiência de serotonina no cérebro, levando a uma série de problemas mentais, emocionais e comportamentais.

Uma alternativa segura, eficaz e natural para se estimular a produção de serotonina, tem sido através do triptofano, pesquisado há mais de 30 anos. Esta substância L-5-hidroxitriptofano é extraída das sementes da planta Griffonia. Em consultório, Dr. Vinícius Graton trabalha com alimentos funcionais e suplementos alimentares que além de promoverem sua saúde, ainda estimulam a liberação de compostos bioquímicos relacionados à serotonina.

Texto: Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.