Uma alga capaz de auxiliar na obesidade agindo como supressora de apetite: Spirulina


Texto: Vinícius Graton Costa - Nutricionista.

Pense em uma alga capaz de auxiliar no combate à obesidade, no controle da saciedade como supressora de apetite, tendo ainda um alto nível de digestibilidade com uma absorção de 85%.

Estamos falando da Spirulina, uma alga de água doce, tendo uma estrutura primitiva de armazenamento de amido com poucas células e proliferação de membrana celular. Esta alga possui aproximadamente 65 a 71 por cento de proteína, dependendo das condições de seu plantio. Estas proteínas são biologicamente completas, o que significa que fornecem todos os oito aminoácidos essenciais nas proporções adequadas.

A maioria dos alimentos vegetais não possuem todas as proteínas, faltando um ou mais aminoácidos. A Spirulina ainda fornece dez dos doze aminoácidos não-essenciais. Lembrando que "não-essenciais" não significa necessariamente que estes aminoácidos não sejam necessários de serem consumidos, apenas nos alerta que nosso organismo é capaz de sintetizá-los por si mesmo, desde que se tenha uma alimentação equilibrada.

Rica em minerais essenciais e oligo-elementos (Potássio, cálcio, zinco, magnésio, manganês, selenium, ferro e fósforo). Rica em vitaminas (Piridoxina, biotina, cobalamina, ácido pantotênico, ácido fólico, inositol, niacina, riboflavina, tiamina e tocoferol).

Recomendo outras leituras:
The Study of spirulina - http://www.breedersblend.com/spirulina.pdf
The Nutritional Aspects of Spirulina - http://www.antenna.ch/en/documents/AspectNut_UK.pdf
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.