Alimentação e prática de atividade física


A prática de atividade física é de extrema importância para a manutenção de peso e colabora de forma direta na saúde e qualidade de vida. Porém, sua prática deve ser regular e adaptada ás condições físicas de quem a pratica, acompanhada de uma alimentação adequada.

A área de pesquisa em nutrição e atividade física está em grande desenvolvimento, uma vez que a preocupação com saúde e bem estar é um assunto de grande interesse. Esse fato pode ser observado por estudo recente, o qual foi desenvolvido para determinar as respostas metabólicas e hormonais agudas, além da modificação que o organismo é capaz de realizar para armazenar carboidratos para realização de exercícios, avaliando também se esse fato depende do treinamento do indivíduo. De acordo com os resultados, as alterações hormonais e metabólicas observadas após esgotar os estoques de carboidratos foram semelhantes aos que ocorrem durante a inanição. Sendo assim, a composição da refeição ingerida afeta o metabolismo pós-prandial.

Outro estudo na mesma área foi desenvolvido para elucidar a influência da modificação do armazenamento de carboidratos na capacidade de exercício e os limiares de catecolaminas. De acordo com os resultados, a baixa disponibilidade de carboidratos resultou em elevada concentração de catecolaminas apenas em indivíduos não treinados.

Desde modo, pode-se observar que a ingestão alimentar influencia a prática de atividade física, sendo necessário o consumo de carboidratos como parte de uma alimentação equilibrada e adequada para o desempenho de atividades físicas.

Fonte: Revista Nutrição em Pauta - www.nutricaoempauta.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.