Prescrição de Probióticos para crianças

Um novo relatório da Academia Americana de Pediatria (AAP) considera os probióticos - tipos de bactérias "boas" que colonizam o intestino e podem ajudar na melhora da digestão, defesa imunológica e até mesmo no metabolismo - pode ter os mesmos benefícios para a saúde em crianças.

A revisão da AAP, publicado nesta segunda-feira pela revista Pediatrics, sugere que os probióticos quanto utilizados em crianças com diarréia e até mesmo em uma infecção viral, mas que são saudáveis, podem encurtar a duração da doença. O estudo também descobriu que os probióticos podem ajudar a prevenir diarréia em crianças que estão tomando antibióticos.

No entanto, não há ainda dados suficientes para se recomendar os probióticos para crianças com constipação, síndrome do intestino irritável, Doença de Crohn, ou até mesmo para se prevenir a asma ou eczema em crianças, segundo relatório da AAP.

Os probióticos segundo os estudos publicados, impulsionam a saúde, influenciando na flora intestinal - as massas de bactérias do trato intestinal, que são adquiridas no nascimento. Lembrando que nem sempre a quantidade prescrita no rótulo de um alimento pode condizer com a real quantidade de probióticos presentes em determinado produto. Isso porque muitas vezes o armazenamento destes, a ausência de luz, calor e umidade, nem sempre são seguidos no transporte dos produtos e até mesmo em seu armazenamento, interferindo assim na sobrevida dos probióticos.

As bactérias presentes nos produtos alimentícios - PROBIÓTICOS - só são úteis se estes estiverem vivos, o que nem sempre ocorre.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.