Pesquisa mostra que frozen yogurts não podem ser considerados sorvetes de iogurte


A associação ProTeste avaliou oito marcas de frozen yogurt vendidas em São Paulo e constatou que apenas uma delas possui bactérias lácticas o suficiente para ser caracterizada como iogurte. Das outras sete, uma era apenas um sorvete, não apresentava iogurte, enquanto as outras seis eram sorvetes a base de leite coalhado.

A melhor qualificada no teste foi a Yogen Früz, a única que realmente pode ser caracterizada como um sorvete de iogurte. Ela apresentou 94 milhões de bactérias lácticas (UFC/g). Além disso, ela é uma das únicas duas marcas a apresentar os ingredientes dos produtos, além da tabela nutricional disponível nas lojas das oito marcas.

Todas as marcas apresentaram quantidades pequenas de açúcar, sendo a maior quantidade encontrada na marca Yogolove (13%) e a menor quantidade na Yoggi (5%). Apenas a marca Bendita Fruta continha gorduras, sendo 2,64% de gordura total e 2,24 de gordura saturada. As calorias variam muito pouco entre as marcas, a que apresenta menor quantidade é a Bendita Fruta (85 kcal) e a com maior quantidade é a Yogolove com (111kcal).

Para ter acesso a tabela com os resultados, clique aqui.


Em todas as lojas a ProTeste conseguiu consultar a tabela nutricional, mas apenas duas (Yogen Früz e Yogolove) disponibilizavam os ingredientes dos produtos. Apesar de não ser obrigatória, a lista de ingredientes é importante para que o consumidor saiba se o sabor é realmente natural, se há adição de açúcar e aditivos alimentares. A lista de ingredientes é especialmente importante para pessoas com alergias e intolerâncias alimentares.

Segundo a ProTeste, os Frozen Yogurts são muito caros em relação ao sorvete normal, já que não são feitos totalmente de iogurte como fazem o consumidor acreditar. O tamanho pequeno, sabor natural ou tradicional custa em média de R$ 6 a R$ 8, sem acompanhamentos.

A ProTeste afirma que para fazer o teste, as amostras foram compradas em uma loja de cada uma das oito redes e transportadas a uma temperatura média de -12ºC até o laboratório onde foram feitas as análises.

Fonte: Notícias UOL
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.