Nutrição Estética - Cuide bem de sua pele!


Que as rugas fazem parte de uma fase inevitável do envelhecimento isso todos nós sabemos. No entanto, isso não significa que não podemos retarda-las e ameniza-las com cuidados simples nos quais a nutrição pode nos oferecer. Proteger a pela da exposição à radiação ultravioleta é sem dúvida a primeira mudança a ser tomada, isso lhe ajudará em grande parte já no retardamento do aparecimento de rugas, flacidez e manchas na pele. O que vemos diariamente são pessoas que buscam por tratamentos e técnicas invasivas, como o peeling químico, botox, preenchimento cutâneo ou até mesmo cirurgias plásticas. Todos estes tratamentos, são realizados somente na parte exterior. E que tal paramos para pensarmos um pouco sobre a importância dos tratamentos que modulam seu organismo e lhe protege de dentro para fora?

O segredo de uma pele saudável sempre esteve ao nosso alcance e muitas vezes passara despercebido se comparado a cosméticos e outros produtos de beleza. Os alimentos. Sim, eles são os únicos capazes de combaterem os radicais livres em nosso organismo. Os radicais livres nada mais são do que moléculas produzidas naturalmente em nosso organismo, capazes de danificarem células saudáveis de nosso corpo. São eles os grandes vilões, também responsáveis por acelerarem e desencadearem o envelhecimento e o surgimento de rugas."Quando a quantidade de células alteradas é aumentada pelo excesso de radicais livres, e quando devido ao envelhecimento cronológico do organismo, há diminuição do sistema imunológico, o organismo não consegue eliminar as células alteradas. Assim, algumas dessas células sobrevivem e começam a funcionar de maneira inadequada, alterando a fisiologia do tecido, do órgão e de todo o organismo." (RGNutri).

As alterações homonais também produzem alterações na pele. A menopausa e diminuição da produção de estrogênio pode afetar a elasticidade da pele e também causar linhas finas.Inúmeros estudos já demonstram que o que você come ou não come tem um efeito direto sobre a saúde de sua pele. A pele, como o maior órgão do corpo, esta exposto a diferentes fontes de estresse, incluindo muitos fatores ambientais. Existem hoje diversas pesquisas nas quais associam as vitaminas A, C e E e os minerais zinco e selênio no anti-envelhecimento, no retardo ao surgimento de rugas e no estímulo na produção do colágeno e da elastina. Todos estes nutrientes são também responsáveis na redução da quantidade de radicais livres e em seu combate.

Os alimentos que são ricos em antioxidantes ajudam a combater a diminuição da elasticidade do colágeno e firmeza na pele do envelhecimento.Os tomates são também alimentos fundamentais na prevenção de rugas. Isso devido a presença do licopeno, uma substância que também diminui o risco de desenvolvimento de carcinomas e no combate aos radicais livres. Pimentas contém também grandes cargas de vitamina A e vitamina E, assim como bioflavonóides, que hidratam e curar a pele. Beterraba e cenoura (e outros vegetais de cor laranja e vermelho escuro) também são excelentes alimentos a se consumir.

Também rico em antioxidantes, a couve também contém ferro que ajuda a trazer oxigênio para a pele e vitamina A, que afasta o envelhecimento precoce. Salmão contém uma elevada quantidade de ácidos graxos ômega-3, que reduzem a inflamação e lubrificam a pele.Frutas ricas em carotenóides e vetais, como o melão, damasco, cenoura, batata doce e espinafre podem também melhorar a saúde de sua pele. Minimizar a ingestão de carboidratos simples ou de alto índice glicemico como os pães, farinhas, doces e refrigerantes são medidas fundamentais a serem tomadas, uma vez que estes são pobres em nutrientes e ricos em açúcar.

Destacamos aqui algumas escolhas saudáveis para quem busca por uma pele saudável:
-A Vitamina A, esta presente em grandes concentrações em alimentos como o espinafre, alface, cenoura, abóbora, batata-doce, mamão, manga, melão, leite com um baixo teor de gordura e ovos.
-A vitamina C, esta presente em grandes concentrações em pimentões vermelhos, brócolis, pêssegos, laranjas, mamão e kiwi.
-A vitamina E esta presente em grandes concentrações principalmente em nozes e sementes.
-Zinco e Selênio estão presentes principalmente em cereais enriquecidos e grãos integrais, ovos e leites com baixo teor de gordura.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.