Hipertensão & Suplementos Dietéticos



Cada vez mais me deparo na clínica e fora dela com pacientes que buscam conhecer mais sobre terapias naturais para o tratamento e a prevenção da hipertensão. Sou questionado frequentemente sobre a ação dos alimentos "naturais" no combate e na prevenção da hipertensão. Basta irmos aos mercados para vermos inúmeras pessoas carregando suas sacolas cheias de produtos "naturais" acreditando que os mesmos irão controlá-la. No entanto, nem sempre os produtos "naturais" são capazes de controlarem a pressão, e em alguns casos, podem até mesmo causar sérios danos à saúde.

É importante que se compreenda que estamos todos nós vivendo uma grande mudança cultural, estamos tendo atualmente um grande número de pessoas que estão evitando produtos farmaceuticos padrões e buscando por produtos "naturais". Na mesma mão, temos também um grande número de pacientes que necessitam de medicamentos para o controle da pressão arterial.

Em recente estudo, Bisognano, professor de Medicina e diretor do Ambulatório de Cardiologia da Universidade de Rochester Medical Center, e seu companheiro cardiologista Kevin Woolf, MD, realizaram uma revisão abrangente atrás de uma ampla gama de intervenções não-medicamentosas para o tratamento da pressão arterial. A revisão realizada foi destaque na edição de setembro do Journal of Clinical Hypertension.

Todos os pacientes hipertensos devem ter como meta inicial uma alimentação pobre em sal e em todos os demais alimentos ricos em sódio. Devem buscar o nutricionista para que o mesmo projete uma alimentação rica em fibras, pobre em gorduras e que incorpore muitas frutas e vegetais. A atividade física aliada a alimentação é também fundamental para o sucesso dos pacientes, visando também a redução de peso. Lembrando sempre que a abordagem inicial do tratamento para o paciente hipertenso deve ser avaliada pelo médico, identificando qual terapia se aplicará para cada paciente.

Suplementos Dietéticos

Uma grande estrela na qual os nutricionistas têm em mão, é a Coenzima Q10, uma enzima envolvida na produção de energia, que também atua como antioxidante. Pacientes hipertensos tendem a ter níveis baixos da enzima. Em uma meta-análise - uma análise abrangente dos estudos do passado - descobriu-se que o tratamento com suplementos de coenzima Q10 fora capaz de reduzir a pressão arterial de maneira significativa.

Outra substância amiga do controle da pressão arterial é o potássio. O potássio ajuda a baixar a pressão arterial. Há grandes evidências de que o consumo diário de alimentos ricos em potássio seja também uma grande ferramenta no controle da pressão arterial.

Ervas Medicinais

Dentre os suplementos à base de plantas medicinais, destacamos o extrato de visco, muito tradicional na medicina chinesa para o tratamento da pressão arterial. O extrato de visco reduziu a pressão arterial em estudos com animais, no entanto, o pesquisador Woolf adverte sobre seu uso, já que altas dosagens do extrato se torna altamente tóxico para o corpo humano.

É importante destacarmos que ervas como a Erva de São João, ephedra, ma huang, ioimbina e alfaçuz, podem aumentar a pressão arterial de forma significativa. Existem ainda outras ervas capazes de aumentarem a pressão arterial. A Food and Drug Administration não regulamenta o uso de suplementos alimentares à base de ervas no tratamento da hipertensão.

Lembre-se: O acompanhamento médico do cardiologista e do nutricionista é essencial para quem busca pelo tratamento e pela prevenção da pressão arterial.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa.
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica & Nutrição Estética.
Uberlândia - Rua Bernardo Guimarães, 417 - Centro
Uberlândia/MG Telefones: (34) 3255.1237 - 3231.8655 - 3237.4430
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.