Bisfenol A - Substância tóxica ao organismo humano presente em plásticos e enlatados é proibido na Califórnia


O governo da Califórnia sancionou ontem um projeto de lei de autoria da senadora Frav Pavley que proíbe o bisfenol A (bpa) em mamadeiras e copos infantis. A senadora vem desde o ano passado propondo leis para banir o químico das embalagens de plástico e lata. O BPA é um químico desregulador endócrino utilizado na fabricação de mamadeiras, copos infantis, fórmula para bebês e enlatados de alimentos e bebidas.

Ele já foi associado a puberdade precoce, obesidade, câncer de mama, mudanças comportamentais e neurológicas incluindo o autismo e a hiperatividade. De acordo com Pavley essa foi uma vitória significativa. “Estou muito feliz que o governador Brown tenha escolhido proteger a saúde das crianças em vez de ceder ao lobby da indústria química”, disse.

Nos últimos três anos, a senadora vem trabalhando na proibição do bisfenol A em produtos alimentícios. Em 2010, Pavley propôs um primeiro projeto de lei bem mais abrangente. Mas a indústria química gastou milhões de dólares no lobby contra o projeto e ele acabou vetado. O novo projeto de lei aprovado ontem não contempla, por exemplo, embalagens de fórmula para bebês. “Foi uma verdadeira luta de David e Golias. Eu gostaria que a lei fosse mais restritiva, mas também estou feliz que estamos dando os primeiros passos para proteger dos efeitos negativos do bisfenol.”

A lei proíbe a partir de julho de 2013 a fabricação, venda e distribuição de mamadeiras e copos infantis que contenham até 0,1 partes por bilhão de bisfenol A. A medida também exige que fabricantes utilizem alternativas menos tóxicas na substituição do bisfenol A.
A Califórnia agora se junta a Connecticut, Maryland, Massachusetts, Minnesota, New York, Vermont, Wisconsin e o estado de Washington, além de muitas outras cidades americanas que proibiram o bisfenol A em mamadeiras e copos infantis. O BPA também já foi proibido no Brasil, Canadá, China, Malásia, União Europeia e Costa Rica.

Canadá – O governo canadense anunciou na semana passada que investirá quinhentos milhões de dólares em pesquisas sobre químicos usados em produtos comuns - como recipientes plásticos, roupas, produtos de limpeza, eletrônicos e baterias -, para determinar se eles são seguros para humanos e o meio ambiente. O resultado das pesquisas ajudará o governo a determinar se é necessária uma nova regulamentação ou proibição do uso de químicos nesses produtos.

Campinas - A Câmara Municipal de Campinas realiza em plenário, no dia 7 de outubro, às 14h, evento para esclarecimentos sobre o Projeto de Lei nº 342/2011, que proíbe a comercialização de mamadeiras, chupetas e outros produtos utilizados para acondicionar alimentos e/ou bebidas destinados ao consumo de crianças, adultos e animais, que contenham na sua composição o produto químico bisfenol A (BPA), no âmbito do município de Americana.

O encontro conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia-Regional São Paulo (SBEM-SP) e do site “O Tao do Consumo”. Na ocasião, serão ministradas palestras das profissionais Dra. Elaine Costa, médica, professora e membro do Grupo de Trabalho em Desreguladores Endócrinos (GTDE) da SBEM-SP, Dra. Laura Sterian Ward, RA, Livre-Docente em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, professora Associada nível MS-5 da UNICAMP e Chefe do Laboratório de Genética Molecular do Câncer da FCM. Presidente do Departamento de Tiróide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e representa o Brasil na World Thyroid Federation e Fabiana Dupont, pesquisadora e uma das criadoras do site “O Tao do Consumo”, que discute a presença de químicos tóxicos em embalagens de alimentos.

DEBATE PÚBLICO “BISFENOL-A PERIGO PRESENTE” 07/10/2.011, ÀS 14 HORAS
CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS AV. ENG. ROBERTO MANGE N.° 66, PONTE PRETA. (19) 3736-1680
canario@camaracampinas.sp.gov.br ou jairsoncanario@hotmail.com

Fontes:
North Hollywood Patch.com – 04/10/2011
Vancouver Sun - 03/10/2011
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.