The Lancet: uso de paracetamol no primeiro ano de vida pode estar associado a risco de asma na idade de 6-7 anos

Estudo publicado no The Lancet relata que a exposição ao paracetamol durante o primeiro ano de vida pode aumentar o risco de desenvolvimento de asma, rinoconjuntivite e eczema na idade de 6-7 anos e que este risco depende da dose utilizada.

Foram estudadas 205.487 crianças, com idade de 6-7anos, na Fase Três do programa International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC), para investigar a associação entre o uso de paracetamol e asma.

Os pais das crianças completaram um questionário sobre sintomas de asma, rinoconjuntivite e eczema. Além de perguntas sobre vários fatores de risco, incluindo o uso de paracetamol para febre em crianças no primeiro ano de vida e a freqüência do uso deste medicamento nos últimos 12 meses.

Os primeiros resultados mostram que os sintomas de asma na idade de 6-7 anos podem estar associados ao uso desta medicação para a febre no primeiro ano de vida. O risco de sintomas de asma é dose-dependente. O estudo também mostrou uma associação da medicação com sintomas de rinoconjuntivite e eczema.



Fonte: The Lancet de 19 de setembro de 2008
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.