Estudo associa tabagismo e sedentarismo a um maior risco de problemas de memória

04 de setembro de 2009 (Bibliomed). Se você está com problemas para se lembrar de coisas importantes ou corriqueiras, isso significa que você pode estar precisando rever os seus hábitos. Um novo estudo francês publicado no American Journal of Epidemiology associa o declínio das habilidades de pensamento e memória com comportamentos não-saudáveis – como fumar, se abster completamente do álcool, não praticar atividades físicas o suficiente e não comer frutas e verduras todos os dias – no decorrer da vida.

Avaliando dados de mais de cinco mil adultos, os pesquisadores do Hopital Paul Brousse, na França, descobriram que aqueles que acumulavam o maior número de comportamentos não-saudáveis em 17 anos tinham três vezes mais chances de ter habilidades de pensamento ruim e duas vezes maior risco de ter declínio de memória do que aqueles com menos hábitos nocivos. E, considerando o impacto da idade, gênero e status econômico e social, os especialistas notaram que os fumantes tinham maior probabilidade de apresentar pior memória verbal, pensamento matemático e capacidade de raciocínio nos três momentos em que foram avaliados.

Os outros hábitos associados a um pior raciocínio e memória foram o fato de não se consumir vegetais e bebidas alcoólicas, além do sedentarismo. Aqueles que não bebiam tiveram piores resultados do que aqueles que consumiam de uma a 14 doses de álcool por semana, e os participantes que comiam menos que duas porções de frutas e verduras por dia também tinham mais problemas. Além disso, homens e mulheres com menores níveis de atividades físicas durante e após a meia-idade apresentaram maior risco de déficit cognitivo.

Considerando que os hábitos avaliados no estudo são modificáveis, os pesquisadores destacam a necessidade de iniciativas para maior promoção dos estilos de vida saudáveis, visando a proteção contra problemas cognitivos na terceira idade.

Fonte: American Journal of Epidemiology. 15 de agosto de 2009.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.