Aleitamento materno: enfrentando dificuldades

O aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida é fundamental para o bom desenvolvimento e crescimento do bebê. Diversas pesquisas sobre procedimentos que possam auxiliar no processo de lactação são realizadas, com o objetivo de preservar a melhor alimentação para o bebê.

Pesquisas recentes avaliaram a importância da alimentação da mãe após o nascimento da criança. O estudo enfocou partos de cesária, mostrando que apesar do procedimento cirúrgico, quanto mais cedo a alimentação materna for realizada, melhor sua satisfação. Esses dados podem auxiliar na disposição materna em amamentar seu bebê.

O aleitamento materno possui diversas vantagens para o bebê, uma vez que o leite materno é saudável, completo e balanceado. Porém, pode haver diversas dificuldades em realizar o aleitamento materno. Dados recentes indicam, por exemplo, a possível falta de habilidade motora da criança em realizar a sucção.

Muitas pesquisas têm sido realizadas nessa área, porém, os resultados sobre procedimentos e manobras que melhorem essa habilidade, ainda não são considerados suficientes.

Apesar de todas as dificuldades que possa haver, o leite materno deve ser ofertado ao bebê, direto do seio materno e, caso não seja possível, através de seringas, colheres ou copinhos, uma vez que o estímulo do processo de sucção diretamente do seio materno deve ser preservado, facilitando o processo de lactação, quando e assim que possível.

Fontes:

Puntis JW. Specialist feeding clinics. Arch Dis Child; 93(2): 164-7, 2008 Feb.

Bar G; Sheiner E; Lezerovizt A; Lazer T; Hallak M. Early maternal feeding following caesarean delivery: a prospective randomised study. Acta Obstet Gynecol Scand; 87(1): 68-71, 2008.

Nutrição e Pediatria - 01/12/2008
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.