Importância dos hábitos alimentares de gestantes

A gestação é um período no qual as necessidades nutricionais estão aumentadas, uma vez que é necessário garantir o bom desenvolvimento e crescimento fetal além da saúde materna. Sendo assim deve-se atentar a ingestão alimentar das gestantes para que não haja deficiências nutricionais durante essa fase.

A preocupação com a alimentação nessa etapa de vida levou a diversos pesquisadores a abordarem assuntos referentes ao consumo alimentar das gestantes, assim como em estudo recente onde foram abordados os hábitos alimentares em relação as condições sócio-econômicas da população em estudo.

Como resultados foram identificados alguns pontos, como o consumo de fibras, gorduras e micronutrientes, que podem estar relacionados com a saúde materna.

Fatores como idade e grau de instrução foram fatores determinantes para os hábitos alimentares saudáveis.

Outros estudos estão sendo desenvolvidos em relação ao consumo alimentar de gestantes, assim como pesquisa recente que avalia a eficácia de medidas de intervenção nutriconal em gestantes, mostrando que a intervenção realizada por profissionais em gestantes de risco pode colaborar para a saúde dessas mulheres.

Sendo assim, o profissional da área da saúde relacionado a essa área, deve estar atento ao conhecimento nutricional das gestantes e seu acesso á alimentação saudável, intervindo sempre que necessário.

Fornecimento de alimentação adequada e informações claras são fundamentais para garantir o estado nutricional e saúde da mãe e do bebê.

Fontes:
Duquette MP; Payette H; Moutquin JM; Demmers T; Desrosiers-Choquette J. Validation of a screening tool to identify the nutritionally at-risk pregnancy. J Obstet Gynaecol Can; 30(1): 29-37, 2008 Jan.
Arkkola T; et al. Seven distinct dietary patterns identified among pregnant Finnish women--associations with nutrient intake and sociodemographic factors. Public Health Nutr; 11(2): 176-82, 2008 Feb.

ESCOLHA AQUI O PRESENTE IDEAL PARA A FAIXA ETÁRIA DO SEU BEBE




Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.