Síndrome Metabólica em adolescentes

A síndrome metabólica pode causar graves prejuízos á saúde e afeta diretamente a qualidade de vida de pessoas de todas as faixas etárias. Estudo recente realizado em adolescentes americanos abordou a prevalência da síndrome, verificando as maiores porcentagens em jovens obesos.

As pesquisas sobre síndrome metabólica e sua associação com estilo de vida em adolescentes é muito importante para determinar os subgrupos para os quais as intervenções são necessárias. A partir dessa informação, pesquisa examinou a relação da síndrome com a alimentação e a atividade física de adolescentes. Os resultados evidenciaram que a presença da síndrome era maior em obesos e menor nos que possuíam estilos de vida mais saudáveis.

Com o aumento da obesidade entre crianças e adolescentes, ocorre a alta de incidência da síndrome metabólica nessa população, sendo fator de risco para o desencadeamento de diversas doenças graves.

Os dados demonstram a necessidade de prevenção e correta intervenção em relação a melhoria dos hábitos alimentares e estilo de vida da população, sendo necessária abordagem especial para os adolescentes, uma vez que este grupo está aumentando os fatores de risco para o desenvolvimento da síndrome metabólica e assim correndo oferecendo grave risco á saúde.

Fontes:

Cook S; Auinger P; Li C; Ford ES. Metabolic syndrome rates in United States adolescents, from the National Health and Nutrition Examination Survey, 1999-2002. J Pediatr; 152(2): 165-70, 2008 Feb.

Pan Y; Pratt CA. Metabolic syndrome and its association with diet and physical activity in US adolescents. J Am Diet Assoc; 108(2): 276-86; 2008 Feb.

Nutrição e Pediatria - 03/02/2009
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.