Componentes da maconha podem ajudar contra câncer de próstata, diz estudo

Cientistas da Universidade de Alcalá, na Espanha, anunciaram, nesta semana, que conseguiram parar o crescimento de células de câncer usando componentes da maconha. Os resultados de testes em laboratório com ratos e células humanas sugerem que medicamentos com base na maconha – e não o hábito de fumar a droga – podem, um dia, ajudar no combate à doença.

A equipe de pesquisadores trabalhou com dois canabinoides – metanandamida e JWH-015 –, que se mostraram eficazes na redução do crescimento de tumores de próstata. Segundo os especialistas, esses componentes trabalham contra o câncer de próstata porque bloqueiam um receptor, ou um “portal molecular”, na superfície do tumor, evitando a divisão das células doentes.

Eles destacam, porém, que a pesquisa ainda é exploratória, e são necessários muitos anos mais de testes e estudos para descobrir como aplicar essas descobertas no tratamento do câncer em humanos. “É uma pesquisa interessante que abre novos caminhos para explorar os potenciais alvos da droga, mas ainda está em um estágio muito inicial”, explicou o pesquisador Lesley Walkerm, diretor de informação da Cancer Research UK.

Fonte: BoaSaúde
http://blogboasaude.zip.net/
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.