OMS alerta para risco de homeopatia contra Aids e malária


A Organização Mundial de Saúde (OMS) endossou uma carta enviada pela organização Voice of Young Science Network, condenando a promoção do uso de homeopatia para o tratamento de malária, tuberculose, Aids, influenza e diarreia infantil em países em desenvolvimento, principalmente na África ao sul do Saara.
Segundo a rede, formada por jovens profissionais da medicina interessados em pesquisa e ligada a uma ONG que promove tratamentos de saúde que já tenham sido comprovados, a promoção da homeopatia nesses países põe em risco a vida dos pacientes.
Segundo a OMS, a homeopatia “não tem lugar” no tratamento dessas doenças.
Os jovens médicos citam exemplos de clínicas homeopáticas promovendo o tratamento no Quênia, Tanzânia, Etiópia, Gana e Botsuana, mas a organização afirma não ter estatísticas precisas sobre a proporção de pacientes tratados, já que o setor não é regulamentado.
“Nós estamos pedindo à OMS que condene a promoção de homeopatia para tratar tuberculose, diarreia infantil, influenza, malária e HIV”, diz a carta.
“A homeopatia não protege as pessoas nem trata dessas doenças.”
“Aqueles que trabalham com as pessoas mais pobres e do mundo e mais distantes de centros urbanos já enfrentaram dificuldades para oferecer a ajuda médica necessária.”
“Quando a homeopatia é usada em vez de tratamento efetivo, vidas são perdidas”, diz o documento.
O médico Robert Hagan, pesquisador em ciência biomolecular da Universidade de St Andrews, na Escócia, e membro da rede, disse: “Precisamos que os governos do mundo reconheçam os perigos de promover a homeopatia para o tratamento de doenças mortais”.
Segundo ele, os médicos esperam que, ao divulgar a recomendação da OMS sobre o uso da homeopatia nesses casos, eles reforçarão a posição daqueles que se mostram contrários à prática.
‘Sem provas’
Mario Ravigkione, diretor do departamento Stop TB (Pare a tuberculose), da OMS, afirmou: “Nossas orientações para administração e tratamento baseadas em testes, além dos padrões internacionais para o tratamento de tuberculose, não recomendam o uso da homeopatia”.
Os jovens pesquisadores também reclamaram do uso de homeopatia para o tratamento de diarreia em crianças.
Um porta-voz do departamento de saúde da criança e adolescente da OMS disse que "até agora não encontramos nenhuma prova de que a homeopatia traria qualquer benefício”.
“A homeopatia não se concentra no tratamento e na prevenção de desidratação, em total contradição com a base científica e nossas recomendações para o tratamento de diarréia.”
Segundo o médico Nick Beeching, um especialista em doenças infecciosas do Royal Liverpool University Hospital, doenças como malária e tuberculose têm alta taxa de mortalidade, mas normalmente podem ser curadas ou controladas com tratamentos alopáticos.
“Não há provas objetivas de que a homeopatia tem qualquer efeito sobre essas infecções, e acredito ser irresponsável que um agente de saúde promova o uso da homeopatia no lugar de tratamentos já comprovados para doenças com potencial risco de vida”, disse Beeching.

Quando Gabriela Sabatini criou essa fragrância, estava no auge de sua carreira como tenista. Esse lançamento impôs o nome da atleta no mundo da perfumaria com a mesma energia e personalidade com a qual ela enfrentava suas adversárias.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.