O sal light pode ser recomendado para pessoas sem problemas cardíacos?

Sim. A recomendação de ingestão diária de sal light é uma estratégia para a redução da ingestão de sódio, servindo como prevenção a problemas cardíacos e hipertensão, uma vez que o excesso de sódio é um dos fatores nutricionais associados a estas doenças.

O consumo de sal comum deve ser de, no máximo, 6 g por dia, o que equivale a aproximadamente 2,4 g de sódio, ou uma colher de chá por dia. Entretanto, estudos observam que a média do consumo de sal pelos brasileiros chega a ser o dobro desta quantidade.
O sal light é composto por cloreto de sódio e cloreto de potássio, contendo metade da quantidade de sódio do sal comum e cerca de 200 mg de potássio em cada grama (comparado a 0,08 mg de potássio por grama do sal comum).
A recomendação para o consumo de sal light e/ou a diminuição da ingestão de sal comum são mais enfatizadas na orientação nutricional dada às pessoas que já apresentam problemas cardíacos, como uma medida de urgência.

Uma dieta rica em potássio também pode ser benéfica para estes pacientes. Estudos demonstram que este mineral ajuda a diminuir níveis pressóricos em hipertensos leves e diminui a incidência de acidentes vasculares cerebrais por meio de possíveis mecanismos, tais como indução de natriurese/diurese, redução dos níveis dos hormônios supressores (renina-angiotensina-aldosterona e noradrenalina), aumento dos hormônios vasodilatadores e aumento da sensibilidade dos barorreceptores.
Embora o sal light seja uma forma simples e barata de suplementação de potássio e redução da quantidade de sódio na dieta, o tempero deve ser evitado por pacientes com doenças renais, pois, nestes casos, o mau funcionamento dos rins gera acúmulo de potássio no organismo, podendo causar problemas cardíacos.
Pergunta enviada pela leitora Simone Martins Messias

Bibliografia (s)

Lotaif LAD, Junior OK, Zanella MT, Kohlmann NEB, Ribeiro AB. Efeito da suplementação de potássio através do sal de cozinha na hipertensão arterial leve a moderada. J Bras Nefrol. 1995;17(4):214-8. Disponível em: http://www.jbn.org.br/17-4/v7e4p214.pdf. Acessado em: 30/04/2009.

Assunção AMP. Hipocalemia em pacientes com síndrome da resposta da fase aguda. TESE. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2006. Disponível em: http://www.uftm.edu.br/patolo/imagem/Tese_%20Angela_PolveiroME.pdf. Acessado em: 30/04/2009.

Bisi Molina MC, Cunha RS, Herkenhoff LF, Mill JG. Hipertensão arterial e consumo de sal em população urbana. Rev Saúde Pública. 2003;37(6):743-50. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v37n6/18017.pdf. Acessado em: 07/05/2009.

Folha on line. Especialistas esclarecem 25 dúvidas sobre o consumo de sal. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4191.shtml. Acessado em: 30/04/2009.

UNIFESP. Tabela de Composição Química dos Alimentos. Disponível em: http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/. Acessado em: 05/05/2009.

Fonte: Nutritotal
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.